Câmara e UTAM promovem encontro com líderes comunitários

Câmara e UTAM promovem encontro com líderes comunitários
Foto Assecom.

Objetivo foi conhecer associações e suas demandas para melhorar atuação

Conhecer a realidade e as demandas de várias associações do terceiro setor foi o objetivo de uma reunião realizada, nesta terça-feira (15), entre o presidente da Câmara Municipal, Doutor Cassiano Maia, e representantes comunitários. O encontro foi promovido pela União Três-lagoense de Associações de Moradores (UTAM).

O presidente Cassiano Maia abriu o encontro, expressando a disposição do Legislativo em ouvir cada setor e cada bairro, no sentido de construir a busca de soluções. “Sem achismo e com paciência, para evoluir”, afirmou.

O presidente da UTAM, Celso do Paranapungá, destacou a importância de dar evidência ao terceiro setor, dentro do município. “Precisamos ter voz para a cidade avançar”, afirmou. Ele solicitou apoio para aprimorar a formação de lideranças comunitárias e lembrou que a UTAM tem objetivo de mediar entre o poder público e a sociedade.

Já Angelyta Caetano, também da UTAM, frisou a importância do trabalho voluntário que todos fazem em prol da sociedade e em busca de solucionar as dificuldades e demandas.

Sara Cavalcanti, representando a Associações de Moradores do Bairro Santa Rita, informou que existe um trabalho que aponta alto índice de mulheres com depressão e transtorno de ansiedade no bairro e que a entidade tem como principal demanda ter um centro comunitário, onde possa atuar com projetos com vários públicos, inclusive o feminino.

Aline Araújo, representante de 80 artesãos por meio da Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul (ACLAMS), contou um pouco da trajetória da associação, em prol de promover a capacitação e de auxiliar o setor a obter renda, assim como a desenvolver produtos que ressaltem a identidade cultural da região. Ela ainda solicitou que a Câmara esteja atenta em dar apoio às necessidades do setor.

José Cordeiro, representando a Associação de Moradores da Vila Haro, apresentou diversas indicações de serviços e obras na localidade, principalmente para reparar danos causados pelas chuvas, promover a limpeza de terrenos baldios e na rede de água.

Representando a Vila Nova, o líder Fabiano relatou sobre as dificuldades que vem enfrentando, principalmente quanto à ocupação do centro comunitário, por moradores de rua. Segundo ele, o local está depredado e necessita de reformas. Além disso, ele solicitou que a Câmara auxilie na resolução de problemas de posse do prédio, atualmente do Estado, para que retorne ao município e que seja transferido para a associação.

A vice-presidente da UTAM e representante do bairro Interlagos, Janete Azambuja Viana, também apresentou uma lista com diversas demandas da localidade, como instalação de semáforo, iluminação pública, mutirão de limpeza, reparo de vias após recapeamento, melhoria na rede de água. Ela ainda apresentou solicitações de várias ações para a saúde municipal, como implantação de UPA e CAPES infantil, melhorias para atendimento de especialidades médicas, pediatra na UPA e hospital nos finais de semana e resoluções para a concessão de laudo para crianças com autismo.

A professora Cidolina Souza, representando o movimento de mulheres negras reforçou apoio a todos os setores presentes na reunião, reivindicando mais e maiores espaços para atuação das mulheres negras na sociedade e na política.

André Luiz Feitosa, do movimento Atletas do Bem, também explicou sobre a atuação voluntária do grupo junto a jovens e adolescentes, por meio da capoeira, com vistas a promover a transformação do caráter. Ele contou que estão trabalhando nas novas praças, não só com o esporte, mas com conscientização e preservação.

Francisco Brás, da Central de Movimentos Populares, também apresentou as reivindicações para melhorias na região da escola Marlene Noronha e relatou que o local necessita de um espaço para a realização de atividades comunitárias com jovens e crianças.

Eeurides Silveira, do Instituto de Desenvolvimento Sócio-econômico de Mato Grosso do Sul também descreveu as atividades realizadas no município e encaminhou solicitação de apoio financeiro e logístico para a continuidade e ampliação de um projeto gratuito de equoterapia desenvolvido junto a crianças portadoras do espectro autista.

O Movimento Mães Unidas também esteve na reunião, representado por Mirele e Angelyta Caetano, as quais relataram a necessidade de formalizar a entidade.

Celso do Paranapungá afirmou que a união entre o terceiro setor, o Executivo e o Legislativo é importante para quebrar paradigmas e melhorar a cidade como um todo. Ele reivindicou que a Câmara apoie a realização de uma audiência pública do terceiro setor e também a formação e capacitação das lideranças comunitárias, no âmbito da lei 13019, para que estas entendam seu papel e tenham meios e organização burocrática para buscar financiamentos para suas atividades.

Cassiano Maia agradeceu a presença de todos e se propôs a encaminhar as demandas. Ele afirmou que a cidade tem crescido em termos de infraestrutura, de forma acentuada, e que também busca evoluir nas questões pontuais dos bairros. “É preciso desburocratizar para que todos possam atuar e ajudar no desenvolvimento”, disse.

 

 

 

 

Assecom