Comitê da dengue promove 2ª reunião do ano para definir composição de membros e apresentação dos índices de TL

Comitê da dengue promove 2ª reunião do ano para definir composição de membros e apresentação dos índices de TL

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta quarta-feira (15) a 2ª reunião do ano do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM).

Na abertura do evento, a presidente do Comitê, a coordenadora de Entomologia da SMS, Georgia Medeiros, discursou a respeito da função do órgão e sua importância para a sociedade, além de iniciar a atualização dos membros e entidades que vão compor a gestão 2023 do Comitê que será oficializado em decreto.

INDICADORES

Foram apresentados pelo coordenador de Endemias da SMS, Alcides Ferreira, os indicadores do Município referente à dengue no mês de janeiro.

No primeiro mês do ano, a SMS visitou 31.625 residências três-lagoenses, foram detectados 89 pontos positivos com incidência do Aedes aegypti, sendo 72 em residências, 9 em pontos comerciais e 8 em terrenos baldios, com isso, Três Lagoas mantém o índice de 80,7% de focos nas residências.
O bairro Vila Nova é a região que registra o maior número de pessoas positivas para dengue, com 38 casos, seguido pelo Santos Dumont, 31 notificações e São Carlos com 28 casos. Ao todo a cidade possui 236 pessoas infectadas.

Em relação ao Mutirão da Limpeza, ação da Prefeitura para erradicar possíveis pontos de criadouros do mosquito, até a quinta etapa de 2023 foram recolhidas 233 caçambas de lixos, que equivalem a 816 toneladas.

PARTICIPANTES

Estiveram presentes na reunião, representando a Prefeitura além dos setores da SMS, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Defesa Civil. E representando outras instituições e entidades, Conselho Municipal de Saúde, Núcleo Regional de Saúde/Vetores, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), União Três-lagoense de Associação de Moradores (UTAM), Associação de Bairro Interlagos, Rotary Club de Três Lagoas, Polícia Civil, Suzano, AEMS, Lions Clube Três Lagoas, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Grupo Assistencial Espírita – A Candeia, 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM).

Também discursaram durante a reunião do Comitê, os setores da SMS de Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Vigilância Ambiental e Promoção da Saúde, apresentando as ações desenvolvidas no Município de combate à dengue, como as atividades educativas nas escolas e iniciativa privada. Posteriormente a SEMEA discursou a respeito do serviço de descarte de lixos, outros materiais inservíveis e reciclagem e por sim, a SEINTRA que abordou como funciona o trabalho de fiscalização nos terrenos baldios.

No final das apresentações da diretoria do Comitê, os representantes do Núcleo Regional; A Candeias; Lions Club; Sest/Senat; Senac; Suzano e AEMS usaram a palavra para apresentar ideias e explicar as ações desenvolvidas por eles no combate da dengue.