FETEMS repudia Projeto do Deputado Estadual Capitão Contar que quer acabar com a Liberdade de Expressão Cultural

FETEMS repudia Projeto do Deputado Estadual Capitão Contar que quer acabar com a Liberdade de Expressão Cultural

A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) repudia o Projeto de Lei n. 231/2019, do Deputado Estadual Capitão Contar que quer acabar com a Liberdade de Expressão Cultural.

Em nosso país do samba, do axé, do frevo, do sertanejo e de tantas expressões culturais exuberantes, é incoerente proibir danças nas escolas.

A proposta do Deputado Estadual Capitão Contar pretende proibir danças que segundo ele que “aludem à sexualização” no ambiente escolar e que promoveriam, na avaliação do Deputado, a “erotização precoce de crianças e adolescentes”.

A atitude do Deputado Estadual Capitão Contar é uma intervenção e censura que nos remete a "escola sem partido" que é um atentado à Educação Pública, e temos que avaliar o que está por de trás deste que pode ser a retomada do Projeto da Lei da Mordaça, que foi arquivado em 2019.

A semana que vem será votado em segunda instância o Projeto do Deputado Estadual Capitão Contar e precisamos pressionar os Deputados Estaduais a votarem contra esse projeto que extingue  a Liberdade de Expressão Cultural na Escolas Públicas, pois temos que ter a Liberdade Catedrática que assegura a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.

Professor Jaime Teixeira

Presidente da FETEMS