Jovens vereadores e suplentes participam de formação antes da posse

Jovens vereadores e suplentes participam de formação antes da posse
Jovens vereadores e suplentes participam de formação antes da posse
Jovens vereadores e suplentes participam de formação antes da posse

Os 15 jovens vereadores eleitos e os dez suplentes do Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Três Lagoas, passaram por um momento de formação, na noite desta sexta-feira (16), no plenário da Casa. Os titulares também puderam escolher seus vereadores padrinhos para o exercício do mandato de sete meses.

O presidente da Câmara, vereador Tonhão, idealizador do parlamento, deu boas-vindas aos eleitos, juntamente com os vereadores Daniel da Farmácia, Robson do Alinhamento, Maria Diogo, Fernando Jurado e Mário Grespan. Os outros vereadores tiveram representação de assessores no evento.

A diretora da Escola do Legislativo, Rebecca Crisley Rosa de Faria Santos, abriu a formação, descrevendo um panorama do que a Câmara espera com o Parlamento Jovem, parabenizando e agradecendo aos envolvidos que viabilizaram a criação e início do processo para sua implantação.

Acompanhados de familiares, os jovens assistiram a palestra, a vídeos e receberam materiais, da Escola do Legislativo, conteúdos que apresentaram a eles o universo do legislativo municipal. O vereador Tonhão ainda presenteou cada um com um exemplar da Constituição Federal. “Nós estamos vivendo um momento histórico, no ano em que Três Lagoas completa 110 anos. Vocês serão os primeiros vereadores jovens e vão deixar suas marcas”, afirmou. Ele ainda lembrou que política e eleições não se faz sozinho e elogiou os suplentes por terem tido coragem de também se candidatar.

Os vereadores presentes acolheram os jovens com uma breve palavra, contando um pouco das suas trajetórias para chegar ao Legislativo e representar a população.

A aula foi ministrada pela coordenadora pedagógica da escola, Mayara Reis Zotelli, e teve como temas a tripartição de poderes, funções dos vereadores, legislações importantes para o exercício do mandato, como funciona uma sessão ordinária, entre outros tópicos importantes para introduzir os jovens vereadores e suplentes no processo político e legislativo que envolve a Câmara.

Por meio de um sorteio que definiu a ordem, os jovens eleitos puderam escolher os vereadores que vão auxiliá-los.

Daniel da Farmácia – Arthur Godoi Ramos, da E.E. Afonso Pena

Davis Martinelli – Geiziel Fellipe Dante da Silva, da E.E. José Ferreira

Evalda Reis -  Lucas Otero Souza, do Instituto Federal de MS

Fernando Jurado – Rafael Figueiredo Farias de Sales, da escola Edwards Corrêa

Marco Silva – Maria Fernanda dos S. Pereira, da E.E. Fernando Corrêa

Marcus Bazé – Leonardo Alencar Queiroz, do Sesi

Mário Grespan – Samuel Santana Lopes de Freitas, da E.E. Jomap

Mi do Santa Luzia – Alexia Gabriely da Silva Rios, da E.E. Dom Aquino Corrêa

Professor Pedrinho Jr – Emily Vitória Macedo de Almeida, da E.E. Dom Aquino Corrêa

Professora Maria Diogo – Larissa C. Leite da Silva, da E.M. Maria Eulália Vieira

Robson do Alinhamento – Pedro Henrique Arguelho Ramires Franco, da E.E. Luiz Lopes de Carvalho

Sargento Rodrigues – Solana Ahagon Baez Marques, da E.E. Jomap

Sirlene dos Santos – Sara Leite da Silva – Escola Batista Semear

Vagner Silverado - Pietro Balen Silva, da E.E Fernando Corrêa

Tonhão – Sara Cortes Donadio, da E.E. Edwards Corrêa

As eleições, nas 11 escolas participantes, ocorreram de 8 a 12 de maio, com 39 candidatos disputando as 15 vagas. Mais de cinco mil estudantes de 13 a 18 anos votaram e o processo democrático foi conduzido por cada unidade escolar. A posse dos jovens vereadores e a eleição da mesa diretora será dia 20 de maio, às 19h, no plenário da Câmara. Eles realizarão uma sessão ordinária mensal, na qual discutirão melhorias para a cidade.