NOVEMBRO AZUL – Saúde realiza capacitação para abordagem da população masculina nas USFs

NOVEMBRO AZUL – Saúde realiza capacitação para abordagem da população masculina nas USFs
ASSECOM

No intuito de promover uma campanha do “Novembro Azul”, voltada para a saúde do homem, mais eficaz e com melhor atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na segunda-feira (30 de outubro) capacitação para as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município.

A capacitação que foi ministrada para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, dentistas e agentes comunitários de saúde e teve como objetivo nortear as ações que serão realizadas neste mês, baseando-se nas melhores evidências científicas atualmente disponíveis. Foram apresentadas recomendações do Ministério da Saúde que enfatizam ações de prevenção e promoção da saúde do homem.

O médico de família e comunidade da Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Vinícius de Jesus Rodrigues, junto da Jamila de Lima Gomes e Aline Lima de Barros, equipe do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS),  ministraram a capacitação virtual, ressaltando que as estratégias vêm no sentido de trabalhar os fatores que prejudicam direta e indiretamente a saúde masculina em todas as idades e destacou o foco principal, “ É muito importante informarmos que diferentemente do que muitos orientam, não se deve realizar exames de PSA e toque retal entre os homens assintomáticos, mesmo os acima dos 50 anos, visto que essa é uma prática ultrapassada e que traz mais malefícios que benefícios”, explicou.

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Durante todo mês a SMS vai promover ações nas USFs com atendimento voltado para o público masculino, com plantões em horário estendido aos finais de semana.

Serão oferecidos os serviços de consultas odontológica, médica, de enfermagem e farmacêutica, atualização do cartão de vacinas e realização de testes rápidos para HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), Sífilis e Hepatites B e C. Veja a programação das USFs para Novembro Azul:

Dia 11 (sábado)

USF Vila Haro  –  Das 08h às 12h

USF Miguel Nunes – Das 08h às 12h

Dia 14 (terça-feira)

USF Jupiá – Das 07h às 11h

USF Arapuá –  Das 13h às 17h

Dia 18 (sábado)

USF Maristela – Das 07h30 às 11h30

USF Chácara Eldorado – Das 07h às 12h

USF Santa Luzia – Das 07h às 12h

USF Nova Três Lagoas – Das 13h às 17h

Dia 25 (sábado)

USF Vila Piloto – Das 07h30 às 11h30

USF Santo André  – Das 13h00 às 16h

USF Interlagos – Das 07h30 às 11h30

USF São Carlos – Das 07h às 11h

USF Vila Alegre  – Das 08h às 13h

USF Santa Rita –  Das 7h30 às 12h

USF Paranapungá –  Das 07h30 às 11h30

USF Atenas – Das 07h às 11h

Dia 30 (quinta-feira)

USF Novo Oeste – Das 07h às 17h