Pescaria irregular resulta em capivara ferida com anzol na Lagoa Maior

Pescaria irregular resulta em capivara ferida com anzol na Lagoa Maior
Pescaria irregular resulta em capivara ferida com anzol na Lagoa Maior

Desde 2013, a pesca na Lagoa Maior é proibida por resolução, porém, algumas pessoas ainda insistem em desrespeitar a determinação e continuam a praticar pescaria no Local, causando riscos às pessoas e animais existentes por lá. Em toda a extensão da pista de caminhada há placas de orientação sobre esta proibição.

Na manhã desta quinta-feira (22), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) fez o atendimento de uma capivara que se encontrava ferida por um anzol de pesca.

marca do ferimento provocado pelo anzol

A veterinária da SEMEA, Andréia Santana, comentou que “o objeto estava perfurando a região lombar do animal e, provavelmente o incidente aconteceu ontem (21), sendo um dia propício para pescar por ser feriado. É possível que a capivara tenha sido atingida no momento do arremesso do anzol na água ou tenha passado pela linha no leito da Lagoa”, explicou.

O secretário da pasta, Celso Yamaguti, também participou do atendimento e frisou sobre a proibição da pesca na Lagoa. “Mesmo com tantas campanhas já feitas e com as placas instaladas ao redor da Lagoa, as pessoas ainda insistem em desobedecer as regras. Este acidente mostra que além de ilegal, a pesca na Lagoa pode ser perigosa”, disse.

"São incidentes como este que precisam ser evitados. Já ocorreram outros casos envolvendo animais e a pesca irregular e, a nossa missão é fazer com que a proibição seja respeitada”, completou o secretário.

Por sorte, o anzol estava em parte superficial da pele do animal e não causou danos à sua saúde, nem risco de morte. Celso reforça que as ações da SEMEA serão intensificadas para conscientizar a população de que a Lagoa não é lugar de pesca.

“A Lagoa Maior é o nosso maior cartão postal e não podemos deixar que acidentes como este prejudiquem a imagem que tem. Sendo um local de grande circulação de pessoas e pelos animais nativos de lá, é preciso entender que a pescaria pode prejudicar e muito, inclusive as aves. Participaram também do atendimento à capivara os integrantes da equipe, Marlon Donadoni, Valmirá Pio da Silva e Francisco Paulo Rios.

PROIBIÇÃO E RISCO À PRÓPRIA SAÚDE

A proibição da pesca e banho na Lagoa Maior foi publicada por Resolução em 30 de setembro de 2013, amparada pela Lei Federal nº 9.605/98 que regulamenta as prerrogativas, punições e possíveis multas para quem infringi-la. Porém, por não ser Lei, esta proibição não tem efeitos de punibilidade e sanções administrativas.

Um estudo realizado em 2008 pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Três Lagoas revela que, devido à alcalinidade da água e outras influências, os peixes encontrados na Lagoa são impróprios para consumo, podendo causar danos à saúde humana.