Apesar da importância do recreio para os estudantes Escolas da REME em Três Lagoas extinguiram os benefícios

Apesar da  importância do recreio para os estudantes Escolas da REME em Três Lagoas extinguiram os benefícios
fotos todas reprodução da internet
Apesar da  importância do recreio para os estudantes Escolas da REME em Três Lagoas extinguiram os benefícios
Apesar da  importância do recreio para os estudantes Escolas da REME em Três Lagoas extinguiram os benefícios

Durante o curso de Formação Continuada sobre o Tema: Práticas Corporais e o Principios Didáticos-Pedagógicos da Educação Física (capacitação),  para os Professores de Educação Fisica da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas/MS, realizado no dia 31 de março de 2023, no periodo vespertino, na Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, sob a responsabilidade do Prof. Semy Elias ocorreu informes de que somente uma das unidades escolares da REME, a Senador Filinto Muller, oferece o tempo de recreio aos estudantes. Todos os participantes -  Profissionais de Educação Física entendem que o recreio é fundamental para estabelecer relações com os colegas, construir e desenvolver amizades, aprender a gerir conflitos e tensões interpessoais e a tornar-se resiliente, além de desenvolve aspectos físicos, mentais e socioemocionais e trazer benefícios como mais concentração e melhor desempenho no aprendizado.
Vale ressaltar que com a retomada gradual da educação presencial, pós pandemia, o recreio pode ter um papel ainda mais significativo. O intervalo é um tempo para desacelerar das atividades dirigidas,em salas de aulas: lanchar, conversar e conviver com os colegas, ainda que com respeito ao distanciamento social, visto que muitos estudantes estão fazendo o uso de mascara como proteção. Além de ser um momento de descontração, tem um papel importante no desenvolvimento físico, mental e socioemocional.


A lei 5692/71 (LDB), já dizia que tanto o recreio como os intervalos de aulas são considerados - hora de efetivo trabalho escolar - podendo então ser desenvolvidos projetos e programas dentro do PPP das unidades escolares.
Um novo estudo realizado antes da pandemia pela Oregon State University, em julho de 2021, revela que a qualidade, e não apenas a quantidade de tempo do recreio, traz diversos benefícios. Houve uma correlação significativa entre o intervalo e a capacidade de autocontrole, melhor desempenho no aprendizado, resolução de conflitos e mais atenção em sala de aula. Tudo isso mostra a importância de brincar para o desenvolvimento. 
Imperioso destacar que o tempo de recreio é um espaço de encontro com o outro onde a criança exercita diversas competências sociais. Ao brincar, a criança partilha, coopera, comunica, adapta-se, escolhe, decide... Isto significa que aprende a estar com o outro e constrói-se como ser social. 
Nota-se que na atualidade os estudantes, chegam na escola, adentram os espaços e se dirigem diretamente para suas respectivas salas de aulas, depois saem para um cafezinho, voltando imediatamente para suas salas. Pouco depois, deixam em filas como se fossem escolas militares, e são dirigidos á praça de alimentção da unidade escolar sob o comando do Professor do horário e após o término da merenda que gira em torno de 10minutos, os comandantes os chamam para que todos entram em filas para retornarem ás respectivas salas. Isso mostra que o estudante de uma sala não interagem com estudantes de outras salas e não tem tempo de interagir e brinciar. Ao final do expediente escolar; saem em direção ao portão de saida para dirigirem cada um para suas respectivas residências. Muitos dos pais pegam no portão seus respectivos filhos que não tem tempo para dar um tchau aos próprios colegas de salas. 


Os benefícios do recreio: 


O tempo passado em jogo livre é essencial para o bem-estar da criança a vários níveis:


Jogos de movimento: Neste tipo de jogos a criança exercita a força muscular, o equilíbrio, a resistência, a flexibilidade e a coordenação.
Rendimento: Está provado que o tempo de recreio favorece a função cognitiva, com aumento do tempo de atenção e participação na aula e uma melhoria geral do comportamento.
Ponto de vista social e emocional: O recreio é fundamental para estabelecer relações com os colegas, construir e desenvolver amizades, aprender a gerir conflitos e tensões interpessoais e a tornar-se resiliente.


LDBN: É LEI TER INTEVALO NA ESCOLA?


Descubra como ter intervalo na escola de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN). Aprenda a exigir direitos e iniciativas para melhorar a educação brasileira! Clique aqui para ler mais.
https://pedagogiaaopedaletra.com/e-lei-ter-intevalo-na-escola/

 

da Redação