Associação Nipo Brasileira de Três Lagoas (MS) realiza 48ª festa do Bon Odori

Associação Nipo Brasileira de Três Lagoas (MS) realiza 48ª festa do Bon Odori
Yoshikazu Sato, presidente d a Associação Nipo Brasileira de Três Lagoas (MS). Foto: Rádio Caçula/Rafael Douglas

 A noite da última sexta-feira (7) foi de comemoração na cidade de Três Lagoas com a 48ª edição da festa do Bon Odori, tradição da cultura japonesa.

O primeiro dia do evento contou com a presença de pessoas que através da culinária e dos produtos japoneses, expuseram os costumes do povo. Pessoas influentes da comunidade japonesa que contemplam com o seu negócio a prosperidade da cidade, também estiveram presentes.

A Festa do Bon Odori segue sua programação neste sábado (8) na Associação Nipo Brasileira de Três Lagoas, das 19h à meia-noite. O evento estima receber 1.500 pessoas novamente.

O evento acontece próximo ao dia do aniversário de 104 anos da cidade como uma confraternização entre as culturas japonesa e brasileira em sinal de gratidão à acolhida do povo três-lagoense. O evento teve início na noite de ontem às 19h e atraiu cerca de 1.500 pessoas. 

O Presidente da Associação Nipo Brasileira de Três Lagoas, o Sr. Yoshikazu Sato, conta o que representa a comemoração na tradição japonesa: "A festa do Bon Odori é tradicional do Japão, e eles comemoram em agradecimento à boa colheita da safra. Então, quando tem bastante colheita, a festa deles dura mais ou menos uns 15 dias".

Na cidade a tradição ganha um significado de gratidão à acolhida do povo brasileiro: "Aqui em Três Lagoas, em agradecimento à acolhida da colônia japonesa pelo povo brasileiro, nós fazemos a comemoração da festa do Bon Odori e do aniversário da cidade", conta Sato, destacando que a história entre os povos, em Três Lagoas, existe há quase mais de 100 anos. Os destaques da comemoração ficaram por conta da gastronomia, das danças, dos elementos artísticos e especialmente da integração entre os povos do Brasil e do Japão nesta festa que promove a amizade, a troca de culturas e experiências. O ensinamento dos japoneses aos brasileiros é o de gratidão, trabalho com afinco e caráter.

 

Por: Rodrigo Freitas