Chile cancela eventos internacionais e Libertadores fica em xeque

Chile cancela eventos internacionais e Libertadores fica em xeque
ROBERTO WAGNER roberto.wagner@metropoles.com

presidente do Chile, Sebastián Piñera, cancelou dois grandes eventos internacionais no país nesta quarta-feira (30/10/2019) e tudo indica que a final da Copa Libertadores será o próximo.

O chefe de Estado decidiu abrir mão de receber de receber o Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec) – marcado para 12 a 17 de novembro – e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-25) – entre 2 e 13 de dezembro.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Diante do novo cenário, a Conmebol estuda alternativas para um novo palco da final entre Flamengo e River Plate, marcado para 23 de novembro, em Santiago, no Chile. Paraguai e Uruguai são as opções mais prováveis.

“Esta foi uma decisão muito difícil, uma decisão que nos causa muita dor, porque entendemos perfeitamente a importância da Apec e da COP-25 para o Chile e para o mundo”, disse o presidente Sebastián Piñera, em um breve discurso.

De acordo com o presidente, a decisão foi “um sábado princípio de bom senso” em meio à onda de protestos pelo qual passa o Chile neste momento.

“Quando um pai tem problemas, sempre tem que privilegiar sua família em detrimento de outras opções. Como uma presidente, que sempre tem que colocar seus próprios compatriotas acima de qualquer outra consideração”, explicou.