Falta de chuva deve levar governo a decretar emergência ambiental em MS

Falta de chuva deve levar governo a decretar emergência ambiental em MS
Foto reproduação

Devido ao baixo volume de chuvas registrado no último mês, Mato Grosso do Sul deve decretar situação de emergência ambiental, nos próximos dias. 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a medida é preventiva, mas se deve ao indicativo da seca estar presente em todos os municípios sul-mato-grossenses ao longo de 2021.

O assunto foi discutido em uma reunião coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), na qual foi destacado o baixo volume de chuvas nos últimos 30 dias no Estado. 

“As informações repassadas pelos técnicos evidenciaram uma baixa precipitação pluviométrica nos últimos 30 dias. Além disso, o volume de chuva nos meses de janeiro a março deste ano ficou abaixo da média histórica e a previsão para os próximos 18 dias é de chuva irregular. Esse conjunto de fatores acenderam o alerta de seca”, explicou o secretário Verruck.

No início do mês de março, o Ministério do Meio Ambiente publicou a Portaria MMA Nº 78, que já declarou estado de emergência ambiental em épocas e regiões específicas do país.

Para Mato Grosso do Sul, o período abrange os meses de maio a dezembro de 2021. “É uma medida preventiva e devemos seguir na mesma linha do Ministério”, disse o titular da Semagro. 

Últimas Notícias

O Serviço Geológico Brasileiro, apresentou o levantamento da situação dos principais rios do Estado, também ressaltando a baixa precipitação no período mais chuvoso do ano, que não foi suficiente para elevar o nível dos rios aos valores das médias históricas. 

“Temos vazões satisfatórias nos rios Coxim e Aquidauana, mas as réguas de Ladário e Porto Murtinho alertam que para os meses de setembro/outubro devemos ter problemas de navegabilidade”, afirmou Verruck.

Conforme o secretário, há claras indicações de seca mais intensa na Costa Leste e, por isso, é importante continuar com os mecanismos de prevenção a incêndios florestais que o governo já anunciou, como os investimentos em equipamentos para fortalecer o trabalho do Corpo de Bombeiros e a implantação do Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo.

“Na questão econômica, já orientamos que, tanto as empresas de mineração e produtores de grãos antecipem ao máximo seus embarques para exportação por meio dos portos em Corumbá, Ladário e Porto Murtinho, a fim de aproveitar o período de melhor calado do Rio Paraguai”, finalizou.

 

 

Correio