Jair Bolsonaro inaugura Estação Radar em Corumbá e visita cidade de MS onde serviu ao Exército

Jair Bolsonaro inaugura Estação Radar em Corumbá e visita cidade de MS onde serviu ao Exército
Estação Radar a ser inaugurada em Corumbá — Foto: Chico Ribeiro/Governo de MS/Divulgação O presidente Jair Bolsonaro inaugura

O presidente Jair Bolsonaro inaugura nesta terça-feira (18), em Corumbá, a 430 quilômetros de Campo Grande, a Estação Radar, da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai reforçar o controle de tráfego na região de fronteira Brasil - Bolívia.

A agenda do presidente em Mato Grosso do Sul inclui ainda visita em Nioaque, onde Jair Bolsonaro serviu como oficial do Exército Brasileiro, no Grupo de Artilharia de Campanha, entre 1979 a 1981.

 

Radar

 

A nova estação irá reforçar o sistema de radares e monitoramento da FAB.O foco é a melhoria da cobertura em baixas altitudes para a identificação da presença de aeronaves não-autorizadas com cargas ilícitas, no território brasileiro.

O radar primário capta qualquer objeto no caminho por meio de uma onda eletromagnética. Ele se assemelha ao sonar de um submarino e tem grandes áreas de cobertura. Já o radar secundário funciona associado ao primário e faz a comunicação com o transponder do avião para descobrir dados como altitude e velocidade.

A estrutura instalada em Corumbá é resultado da parceria firmada em 2018 entre a FAB e a empresa Omnisys, subsidiária do Grupo Thales no Brasil, que prevê ainda equipamentos em Porto Murtinho e Ponta Porã. Os locais foram escolhidos devido ao número de aeronaves observadas entrando no País de maneira irregular pela região e pelas eventuais falhas na cobertura de radar.

Somente neste ano, segundo a FAB, foram interceptadas mais de 3,5 toneladas de cocaína em voos clandestinos da Bolívia para o Brasil, por meio das unidades de caça, na maioria das vezes interceptações do Esquadrão Flecha, da Ala 5 (antiga Base Aérea de Campo Grande).

Por G1 MS

18/08/2020 09h40  Atualizado há 12 minutos