Morre, aos 64 anos, diretor e ator da Globo Jorge Fernando

Morre, aos 64 anos, diretor e ator da Globo Jorge Fernando
Divulgação

diretor e ator Jorge Fernando morreu aos 64 anos na noite deste domingo (27/10/2019), no Hospital Copa Star, em Copacabana, Rio de Janeiro. Ele foi vítima de um aneurisma, que se rompeu.

O enterro está marcado para esta terça-feira (29/10/2019), no Cemitério do Caju, na zona norte do Rio de Janeiro. O velório será no mesmo local, das 8h às 10h, aberto ao público.

Nascido no Rio em 29 de março de 1955, Jorge Fernando iniciou sua carreira como ator na série da TV Globo Ciranda Cirandinha, em 1978. Já no ano seguinte, estreou em novelas ao dar vida a Cirilo, em Pai Herói, um grande sucesso da emissora carioca. Ao todo, foram 19 novelas, todas no canal.

Em 2011, Jorge Fernando estrelou o seriado Macho Man, escrito por Fernanda Young e Alexandre Machado, no qual interpretava Nelson, um cabeleireiro gay que, ao ser atingido pelo sapato de uma drag queen na cabeça, perde os sentidos e, ao acordar, descobre que passou a se interessar por mulheres.

Diretor brilhante

Contudo, foi como diretor que Jorge Fernando deixou sua marca mais forte. Entre novelas, minisséries, seriados e programas, ele comandou 34 produções. Na lista, sucessos como Guerra dos Sexos (1983), Que Rei Sou Eu? (1989), Vamp (1991), A Próxima Vítima (1995), Chocolate com Pimenta (2003), Ti Ti Ti (2010) e Êta Mundo Bom (2016). Seu último trabalho foi dirigindo a novela Verão 90, que terminou em julho deste ano.

Jorge Fernando vinha enfrentando graves problemas de saúde desde 2016, quando teve de ser internado por causa de uma pancreatite e, algumas semanas depois, sofreu um AVC. Após travar uma luta pessoal para se recuperar, ele se dedicou de corpo de alma à direção de Verão 90.

As primeiras manifestações

Logo após a confirmação da morte de Jorge Fernando, artistas começaram a se manifestar nas redes sociais. A atriz Zezé Motta usou o Instagram para escrever: “Descanse em paz, amado @jorgefernando”.

A autora Gloria Perez também lamentou. “Mais um amigo querido indo embora tão cedo! Você vai fazer tanta falta, Jorginho, com sua alegria, seu entusiasmo, seu talento… Sem palavras aqui!”, publicou em sua conta no Instagram. A atriz Ana Beatriz Nogueira usou a mesma rede social para publicar sua homenagem. “Certamente, Jorge Fernando fará festa em outra dimensão!”, escreveu.