MS atinge novamente recorde de internações e secretário afirma que colapso na saúde está próximo

MS atinge novamente recorde de internações e secretário afirma que colapso na saúde está próximo
MS atinge recorde de internações pelo segundo dia consecutivo - Divulgaçã

Mato Grosso do Sul bateu o segundo recorde seguido no número de internações por Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira (5), são 712 pacientes hospitalizados. O maior número até então havia sido registrado ontem (4), com 683 internados.

Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende alertou que o colapso na Saúde do Estado está muito próximo. "Estamos vivendo o momento mais crítico durante todo o período da doença".

Do total de internados, são 402 em leitos clínicos (270 público e 132 privado) e 310 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (234 público e 76 privado). Em isolamento domiciliar encontram-se 8.845 doentes.

Antes desta semana, a última vez que a ocupação chegou nesse patamar foi no boletim epidemiológico do dia 22 de dezembro, quando havia 678 pessoas internadas por causa da Covid-19.

A ocupação global de leitos UTI na macrorregião de Campo Grande está em 92%, Três Lagoas 82%, Dourados 89% e Corumbá 63%.

Resende afirmou que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), referência para a doença no Estado, chegou a alcançar a taxa de 100% de ocupação. "Dourados nó conseguimos negociar e abrimos mais 5 leitos de UTI em um hospital privado, mas vai demorar alguns dias para esses leitos serem colocados no sistema de regulação do município". 

Também foram ativados mais 10 leitos em Ponta Porã e em Três Lagoas. Além disso, Resende vai se reunir na tarde de hoje com o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, para tratar sobre as possibilidades de ampliação de leitos de UTI em Campo Grande.

Últimas notícias

Contudo, a ampliação de leitos não é ilimitada, o Estado enfrenta falta de mão de obra capacitada para autuar nos leitos de UTI. 

"Estamos enfrentando um cenário muito difícil, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, demais profissionais que manuseiam os pacientes em leitos de UTI estão escassos, e muitos deles também já estão exaustos, apreensivos", lamentou Resende.

Além disso, equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde se reunirá com os 79 prefeitos na segunda-feira (8) para estabelecer medidas mais restritivas no Estado. "Não adianta agora ter frouxidão com as medidas que deverão ser tomadas para a mobilidade social ter um patamar razoável".

Mato Grosso do Sul registrou nas últimas 24 horas novas 23 mortes e 771 casos de infecção pelo coronavírus. Com os novos números, o Estado atinge 185.883 confirmações de Covid-19, 3.416 mortes e 172.910 recuperados.

De ontem para hoje, Campo Grande registrou 209 novos casos; Dourados 65; Corumbá 38; Três Lagoas 72; Ponta Porã 31; Sidrolândia 30; e Eldorado 26.

"Os leitos estão lotados, sejam públicos, sejam privados. Mantenha-se em distanciamento social", aconselhou a secretária adjunta de saúde, Christinne Maymone.

Panorama da Covid-19 no Brasil

Já são 10.793.732 brasileiros infectados pelo vírus e 260.970 óbitos.

Em um dia, o país registrou 75.102 novos casos e 1.699 mortes. Recuperados totalizam em 9.605.870.

O sudeste é o que mais preocupa tanto em casos, quanto em mortes. A região já possui 3.903.409 confirmações e 119.691 óbitos.

A região Centro-Oeste é a que possui menor número de mortes (22.914) e também menor número de diagnósticos positivos (1.150.538), desde o início da pandemia.

Os dados são do Ministério da Saúde.

Vacinômetro

plataforma disponibiliza qual é a situação no processo de imunização em cada município do Estado.

As pessoas poderão informar-se quantas pessoas já foram vacinadas, quais são os grupos que estão sendo vacinados e quantas vacinas cada município já recebeu. Futuramente, será possível consultar laboratórios fornecedores.

Segundo dados da ferramenta, 182.501 doses já foram aplicadas no Estado.

De acordo com Painel Coronavírus – Google, 283.577.465 doses já foram aplicadas no mundo.

Doses em MS

No dia 18 de janeiro, 158.760 doses da vacina Coronavac desembarcaram na Base Aérea de Campo Grande.

Em 22 de janeiro, 2 milhões de doses da vacina de Oxford chegaram no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Depois, seguiram para o Rio de Janeiro. Desse número, 22 mil chegaram no Estado no dia 24 de janeiro.

No dia 25 de janeiro, 10,2 mil doses da vacina Coronavac desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande em um voo da Latam.

Mais 32 mil doses da vacina Coronavac chegaram em 7 de fevereiro no Aeroporto Internacional de Campo Grande. As vacinas vieram acondicionadas em 160 caixas.

Em 24 de fevereiro, o Estado recebeu 35,7 mil doses da Coronavac e AstraZeneca.

Sexta remessa, com 27,8 mil doses da Coronavac, desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande na manhã de 3 de março.

As vacinas já estão em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A cada lote de entregas, os imunizantes vão sendo distribuídos imediatamente.

A força tarefa de distribuição de vacinas contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

“Em menos de 24 horas, nós chegamos a todos os 79 municípios. Foi uma integração de resultado que funcionou muito bem. Mato Grosso do Sul deu um exemplo ao Brasil na logística da entrega de vacinas”, disse o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB).

De acordo com o Instituto Butantan, eficácia geral da Coronavac é de 50,4%. Mato Grosso do Sul pretende vacinar toda sua população até julho deste ano.

O governo do Estado apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma petição para compra de mais de 500 mil doses do imunizante Sputnik V em negociação com mais sete estados. São eles: Bahia, Piauí, Espírito Santo, Paraíba, Sergipe, Maranhão e Pernambuco.

Vacina

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, pede para que a população se vacine e destaca a importância da ciência em todo o processo.

“Além do processo de higiene, usar máscara, distanciamento social, a gente aponta mais uma coisa importante no processo de enfrentamento à Covid-19: a vacina”, cita.

“Não dê espaço para aqueles que jogam no obscurantismo e nem para aqueles que querem voltar aos tempos das trevas. A vacina é uma grande conquista da ciência e da humanidade”, complementa.

Ainda segundo o secretário, a vacina, além de ser um ato de vontade própria, também é um ato de vontade coletiva de fazer com que a pandemia seja cessada.

Em Campo Grande, o sistema de imunização seguirá à risca as determinações orientadas pelo Ministério da Saúde. "A prioridade já vem determinada, vem engessada do governo federal”, afirma.

Sintomas do novo coronavírus

É possível que o cidadão esteja infectado pelo vírus da Covid-19, caso apresente os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Perda do olfato
  • Perda do paladar
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão do peito

Orientações

A SES afirma que o isolamento social; o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.

Pessoas que apresentarem febre, tosse seca ou dor de garganta devem permanecer em isolamento por 14 dias e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.

“Qualquer sintoma, não importa sua idade, se você é uma criança ou idoso. Vá a uma unidade de saúde”, pede a secretária adjunta.

“A doença tem comportamento diferente de pessoa para pessoa. Procure atendimento médico”, acrescenta.

“É importante o isolamento, uso de máscara, a proteção individual e a diminuição das aglomerações. A pandemia não passou. Vidas estão sendo perdidas todos os dias”, apela o governador do Estado.

É importante ressaltar que mesmo já imunizado, o paciente demora cerca de um mês para criar imunidade contra o vírus, por isso, é aconselhado o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

 

assecom.