Nego da Borracharia e Tiago do Zico investigam falta de médicos

Nego da Borracharia e Tiago do Zico investigam falta de médicos
Vereadores de Ribas do Rio Pardo Nego da Borracharia e Tiago do Zico

Recebendo denúncia de que todos os postos de saúde estariam sem médicos na manhã desta sexta-feira (12/03), Nego da Borracharia (PSD) e Tiago do Zico (PSDB) foram até os locais para checar a informação e fiscalizar o atendimento público.

“O único posto que tinha médico era o São Sebastião, em que a doutora estava atendendo, mas foi chamada para acompanhar um paciente em vaga zero na capital. Com isso, a denúncia se confirmou. Todos os postos ficaram sem médico. Isso só mostra o quanto a saúde de Ribas está na CTI. A situação é catastrófica”, disse Nego da Borracharia.

O vereador do PSD alega que a falta de médico no posto perto de casa faz com que o cidadão tenha que se deslocar para outra unidade e ficar procurando até ser obrigado a ir ao hospital, às vezes já com um quadro mais grave.

“Tem gente que não tem dinheiro nem para a condução. Chega no Posto Central, encaminham para outro lugar e depois tem que ir ao hospital. Nem se sabe o grau da doença, se a pessoa tem condições de se locomover. Além do total desrespeito à saúde, é um constrangimento absurdo que fazem o cidadão passar. O prefeito disse que Ribas precisaria de 20 médicos, mas só temos oito e dois deles ainda estão de férias. É caótico”, disse Nego, que em seguida foi investigar o hospital com Tiago do Zico.

Hospital confirma falta de médicos

O diretor do Hospital, Cleiton Bueno, confirmou que a baixa quantidade de médicos na saúde ambulatorial reflete em um aumento na demanda hospitalar. No entanto, alegou que a unidade tem, sim, conseguido dar conta dos atendimentos.

“Temos alguns entraves, mas, graças a Deus, não temos deixado de atender à população. Sabemos que Ribas está apresentando uma grande demanda e que, talvez, nosso quantitativo de médicos não esteja acompanhando esse aumento da demanda. Precisamos de mais, mas acredito que estamos trabalhando firmemente para que possamos resolver a situação”, disse o servidor.

Ponte quebrada

Aproveitando o embalo das visitas às unidades de saúde, Tiago do Zico e Nego da Borracharia foram vistoriar as condições da ponte sobre o Córrego Serrote, na Fazenda Capãozinho.

“A ponte está um caos, com vários buracos dos dois lados. Um carro baixo até passa ali, mas um pesado já tem um risco sério de cair com tudo dentro d’água. O trânsito ali é grande, dá acesso a assentamento, muitas fazendas. O secretário vai ter que aumentar a equipe ou tirar um tempo para resolver logo esse problema”, disse Tiago.

 

ASSECOM