Palestra e conscientização marcam dia do combate a Tuberculose em Três Lagoas

Palestra e conscientização marcam dia do combate a Tuberculose em Três Lagoas

No dia em que é celebrado o combate a tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta quarta-feira (24) palestra com o coordenador enfermeiro Plínio Gustavo Novaes com a  participação da acadêmica de Enfermagem da AEMS e estagiários do curso técnico de Enfermagem e enfermeiros da Unidade de Saúde São Carlos.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Tuberculose, Thayse Matheus Cerzosimo, nas Unidades de Saúde da Cidade são realizadas buscas ativas de pacientes sintomáticos respiratórios através do trabalho de toda equipe de saúde.

DADOS

Em Três Lagoas atualmente existem 32 pacientes em tratamento da Tuberculose que, segundo Thayse, tem cura. “Além de ter cura o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo SUS em todas as Unidades de Saúde de Três Lagoas”, ressaltou.

A capacitação dos profissionais é de extrema importância, reforçou a coordenadora. Durante toda essa semana, por exemplo, os profissionais de saúde do Município poderão se capacitar no Webinar do Ministério da Saúde com o tema: Eliminando a Tuberculose: como problema de saúde pública no Brasil.

“Essa capacitação fará com que os profissionais detectem mais precocemente os casos tendo o poder de intervir efetivamente para o controle da doença”, disse.

SINTOMAS E TRATAMENTO

Os sintomas predominantes da doença são: catarro, tosse insistente por mais de 3 semanas, falta de apetite ou emagrecimento, febre baixa no final da tarde, suores noturnos, cansaço, dores no peito e falta de ar.

De acordo com a coordenadora o tratamento tem esquema básico de 6 meses com uso diário de medicamento. “Mesmo com a melhora dos sintomas o paciente não deve interromper o tratamento”, disse.

Por ser uma doença contagiosa transmitida por tosse, fala ou espirro, a melhor prevenção é as crianças receberem a vacina da BCG logo ao nascer.

“Essa vacina recebida já no hospital previne as formas graves da doença. Já adultos é importante manter os ambientes bem ventilados com luminosidade do Sol, evitar ambientes fechados e aglomeração”, finalizou.

 

 

Midiamax