Procon MS notifica bancos e exige transparência em relação a consignados de servidores estaduais

Procon MS notifica bancos e exige transparência em relação a consignados de servidores estaduais
foto: Gazeta Trabalhista

O Procon/MS (Superintendência Para Orientação e Defesa do Consumidor) encaminhou notificações às superintendências das instituições bancárias sobre a suspensão temporária dos pagamentos de crédito consignado com objetivo de verificar a aplicação da lei que suspende o pagamento das prestações pelo período de 90 dias.

O Projeto da Lei, proposto pelo deputado estadual Coronel Davi,  estabelece que servidores públicos estaduais, ativos, inativos e pensionistas solicitem a suspensão das cobranças de empréstimos consignados (com desconto em folha) diretamente com os bancos credores. A decisão foi adotada em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). O prazo de suspensão poderá ser prorrogado por igual período ou enquanto durar o estado de calamidade pública.

Entre os esclarecimentos solicitados, o Procon Estadual quer saber se a equipe de funcionários e demais colaboradores foram devidamente orientados das informações corretas quanto à suspensão dos empréstimos consignados e se estes estão cientes de que o objetivo da lei é  proporcionar um “fôlego financeiro” aos servidores públicos do Estado de Mato Grosso do Sul.

Outro questionamento é saber se os bancos têm agido com transparência sobre  quais as implicações e quais os encargos financeiros incidentes sobre a operação que implique em suspender pelo prazo de 90 dias, como também o cumprimento das obrigações financeiras referentes aos empréstimos consignados. O Procon também pediu levantamento dede quantas agências em atividade foram orientadas e qual quantidade de contratantes que aderiram à suspensão temporária dos descontos até a presente data.

As notificações foram entregues às  superintendências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Itaú, Bradesco, e Santander. O documento dá prazo de dez dias, a partir desta segunda-feira  ( 12.05),  para os bancos se manifestarem.

Fonte: Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS – Foto: Procon/MS