Professora de Inglês homenageia Três Lagoas em videoaulas inovadoras

Professora de Inglês homenageia Três Lagoas em videoaulas inovadoras
Proessora Danielle Andrade

Texto por: Mariane Andrade e Danielle Andrade.

Em virtude da pandemia mundial, que ocasionou uma mudança em todas as aulas das redes de ensino, deixando-as suspensas presencialmente, os professores precisaram se reinventar!

Hoje, seus instrumentos de trabalho não são mais o giz, a lousa, o caderno, enfim, os objetos de costume. Atualmente, os profissionais da educação precisam utilizar outros tipos de recursos, como vídeos, áudios e aplicativos de edição.

Na Rede Municipal de ensino em Três Lagoas não tem sido diferente. A maioria dos professores utilizam esses recursos para levarem a explicação até ao aluno que precisa realizar a atividade em sua casa, e nem sempre o estudante compreende sem uma explicação do seu professor.

Nesse cenário, a professora de Língua Inglesa da REME, Danielle Andrade, aderiu à proposta. Afinal, no inglês, a situação é uma pouco mais delicada, já que pronúncia e escrita, na maioria das vezes, são bem diferentes e nem todos os pais conseguiriam auxiliar os filhos.

Pensando nisso, desde o início das aulas remotas, ela vem gravando vídeos para seus alunos. Com o auxílio do seu marido, que edita os vídeos e até criou um canal no YouTube, ela vem se reinventando.

Dessa forma, os alunos que têm acesso à internet conseguem vê-la, amenizando um pouco a distância entre eles e reforçando os conteúdos e vocabulários necessários para a realização das atividades. A única dificuldade, segundo ela, é que, infelizmente, nem todos os alunos conseguem ter acesso aos vídeos.

Esse mês em especial, Danielle resolveu homenagear a cidade, já que no dia 15/06 Três Lagoas completa 105 anos. Ela comentou que a ideia veio como um flash e nem deu importância no momento, pois não acreditou que fosse possível realizar. Mas então resolveu colocar a ideia no papel, pesquisou, planejou e começou a dar forma àquela ideia inusitada.

Assim, com todo o roteiro pronto, gravou os vídeos que dividiu em duas partes: na primeira, ela fala sobre as opções de lazer que a lagoa proporciona; e na segunda, sobre os animais que lá habitam – sempre trabalhando o inglês e o português, afinal, além de homenagear a cidade, como professora de inglês, ela tinha o objetivo de proporcionar esse conhecimento aos seus alunos.

Agora, os vídeos estão disponíveis em seu canal https://www.youtube.com/channel/UCg1xmGcTCIdCQyUhS973JxQ. Porém, ela destaca que são vídeos voltados ao público infantil, já que atua com as turmas do grupo 5 (antigo pré 1) ao 5° ano. E conclui: “a intenção é ampliar o vocabulário das crianças ou de quem tenha curiosidade sobre o tema, além de homenagear nossa cidade mencionando um dos mais importantes pontos turísticos!”, finaliza.