Será empossada hoje, 18, a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas de MS (SINDJOR/MS)

Será empossada hoje, 18, a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas de MS (SINDJOR/MS)
Divulgação

Acontece nesta sexta, 18, a posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (SINDJOR/MS), às 19 horas na sede da entidade.  A eleição aconteceu no dia 18 de novembro, tendo concorrido apenas uma chapa, denominada Resistir e Avançar Sindjor-MS.

  A nova diretoria, conselho fiscal e conselho de ética ficam assim constituídos:

DIRETORIA

Walter Gonçalves Filho – Presidente

Ana Cláudia Salomão da Silva – Vice-presidenta

Eber Benjamin Santos de Arruda – Secretário Geral

Sergio Anastácio de Souza Junior – Diretor Financeiro

Caroline Almeida de Carvalho – Diretora de Comunicação

Marli do Nascimento – Diretora de Eventos

Suplentes

Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil

Natália Moraes dos Santos

Ítalo Milhomem Santos Zikemura

Marta Ferreira de Jesus

CONSELHO FISCAL

Marcos Aurélio Gil Cuellar

Gerson Canhete Jara

Tainá Mendes Jara

Suplentes

Valdovir José Menon

Mayara  de Sá Chaves

CONSELHO DE ÉTICA

Katarini Giroldo Miguel

Edson Silva

Marcos Paulo da Silva

Suplentes

Terezinha Francisca Hilcar

Valdelice Aparecida Bonifácio


CONVITE

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul – SINDJOR/MS tem o prazer de convidar a todos para a Cerimônia de Posse da Diretoria eleita para a gestão 2020/2022, que se realizará no dia 18/10/2019, às 19h, na Sede do Sindicato, na Rua do Matoso, 113, Jardim Monte Libano, em Campo Grande/MS.

Marta Ferreira de Jesus

Presidenta do SINDJOR/MS


 

   O SINDJOR/MS é uma entidade representativa da categoria dos jornalistas em âmbito estadual, com exceção de 25 cidades localizadas na região sul de Mato Grosso do Sul que fazem parte da base do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran).

  A chapa “Resistir e Avançar” divulgou uma carta de apresentação. Veja abaixo o manifesto da chapa divulgando durante a campanha.

  “Apresentamos aos colegas jornalistas de Mato Grosso do Sul a Chapa 1 (Resistir e Avançar) que registramos para as eleições do SINDJOR/MS 2019.

  RESISTIR  porque o momento que vivemos assim o exige. Resistir aos planos de arrocho salarial e de direitos que se materializam em projetos como da Reforma Trabalhista e da Terceirização (já aprovados) e da Previdência (em vias de aprovação) que trazem no seu bojo uma profunda regressão de direitos para os trabalhadores e afetam também a categoria dos jornalistas.

  AVANÇAR porque queremos ampliar nosso sindicato, seja no sentido de incorporar mais jornalistas filiados, fortalecendo sua representatividade, seja no sentido político-sindical de nossa atuação, tanto na base de nossa categoria (que é bastante fragmentada), como na questão social, junto com outros sindicatos e movimentos sociais na defesa dos interesses comuns de todos os trabalhadores.

  Entendemos também que o sindicato dos jornalistas deve cumprir um papel de ponta na defesa da democracia, das liberdades de expressão e de imprensa, que neste momento vêm sendo atacadas em nosso país.

  Reconhecemos o trabalho da atual gestão do sindicato, que numa conjuntura difícil conseguiu manter a entidade viva e atuante, com todas as dificuldades colocadas.

  Por isso dizemos que nossa chapa é uma mescla de renovação com continuidade, que se expressa na sua própria composição, com novos colegas e também membros da atual diretoria.”

PROPOSTAS

  –  Lutar pelos direitos da categoria: melhores salários, carteira assinada

  – Debater sobre as realidades do mercado de trabalho, como MEI, terceirização, “pejotização”, precarização da profissão, etc.

  – Estimular a pré-sindicalização dos estudantes de Jornalismo a partir do 6º semestre.

  – Mais proximidade com  FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas)

  – Realização de cursos, workshops, palestras e oficinas para reciclagem e atualização dos profissionais (mídias sociais, fotojornalismo, vídeo, informática, etc.)

  – Realização de Seminários, congressos, encontros em parceria com outras entidades e universidades, a exemplo da palestra com o Leandro Demori.

  – Levantamento sobre a realidade de novos nichos de mercado

  – Intercâmbio com outros sindicatos e movimentos sociais

  – Manter parceria com a Frente de Jornalistas pela Democracia

  – Debater a realidade da profissão nos diferentes segmentos: serviço público, privado, sindicatos, empresarial, autônomos, etc, (“câmaras setorais”) para defender os seus direitos e respeito à legislação.

  – Debater a realidade dos estagiários: Estágio para quê e como, sua finalidade pedagógica. Regulação do Estágio. Monitoramento dos estágios.

  – Debater sobre implementação de acordos coletivos de trabalho.

  – Defender a aplicação do Código de Ética

  – Defesa do Jornalismo e dos Jornalistas, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e a democracia.

  – Defesa dos direitos trabalhistas

  – Não à reforma da previdência, que afeta a categoria dos jornalistas, principalmente os mais jovens que estão entrando no mercado de trabalho agora.

  – Continuar com a comunicação sindical: site, redes sociais, publicação de manual do jornalista com o Código de Ética, direitos trabalhistas, etc.

  – Pesquisa sobre a realidade do mercado de trabalho local.

  – Jurídico: manter atendimento jurídico aos sindicalizados.

  – Realização de atividades culturais e de lazer, desportivas, confraternizações, como o Sarau dos Jornalistas já realizado pela atual diretoria.

  – Campanha de recadastramento e sindicalização.

  – Reforma do Estatuto

  – Abrir o debate sobre filiar ou não o SINDJOR-MS a uma central sindical