Aulas na Rede Estadual de Ensino retornam de forma remota nesta segunda-feira

Aulas na Rede Estadual de Ensino retornam de forma remota nesta segunda-feira
Escolas estaduais estão fechadas desde março do ano passado - Álvaro Rezende/Correio do Estado

O governo do Estado decidiu que o retorno das aulas na Rede Estadual de Ensino (REE) será de forma completamente remota. As aulas terão início na segunda-feira (1º) e seguirão até o final do mês com os alunos fora das escolas. A previsão é que o retorno presencial fique para abril.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (25) na Secretaria de Estado de Governo (Segov), pela titula da Secretaria de Estado de Educação (SED), Maria Cecília Amendola da Motta, após reuniões feitas com os professores, Comitê de Operações Especiais de Mato Grosso do Sul (COE-MS) e Prosseguir. 

Últimas notícias 

“A Rede Estadual de Ensino está pronta para retornas às aulas desde novembro do ano passado, organizada, planejada, com todo o kit comprado. Fizemos reunião com o Prosseguir e com o COE também e como a educação é um serviço essencial poderíamos fazer presencial a partir de segunda-feira. Porém, o Estado trabalha muito bem com o município a questão de colaboração e tendo em vista as eleições, os novos prefeitos que chegaram, alguns que não estão organizados, porque é necessário que para o ensino híbrido que todos os alunos tenham todos os equipamentos na escola então, pensando nessa questão, o Estado resolveu atender o pedido da maioria dos prefeitos e iniciar de forma híbrida só no mês de abril. No mês de março nós faremos as aulas remotas”, explicou Maria Cecília. 

Segundo a secretária, as duas primeiras semanas serão para que os professores conheçam os seus alunos. 

“Para que se faça um diagnóstico. Porque como se prepara uma aula remotamente se você não conhece o aluno, não conhece em que estágio ele parou? Então dessa forma estamos organizados”, completou.

O Superintendente de Orçamento e Finanças da SED, Helio Queiroz Daher, explicou que as duas primeiras semanas serão de atendimento presencial nas escolas, mas não com aulas e sim como uma forma dos docentes diagnosticarem como está o aprendizado dos estudantes. 

“Todas as escolas vão ter nas duas primeiras semanas o processo de acolhimento presencial nas escolas, porque a gente entende que é necessário começar a aula remoto sem que os alunos tenham um primeiro contato com os alunos. Vale lembrar que muitos desses alunos começaram nas nossas escolas agora, vieram de escolas municipais”, disse.

“A gente tinha condição de voltar presencialmente a partir de março, mas para atender a um pedido da própria [Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul] Assomasul, a gente entende isso até as eleições foram afetadas pela pandemia, lembrar que o processo de transição foi afetado e então nós temos prefeitos que agora estão conseguindo regularizar o processo de compra de equipamentos e contratação dos professores para começar o atendimento presencial nas suas escolas”, completou.

A decisão vem a quatro dias do retorno das aulas, até então a Pasta seguia na indecisão pelo retorno remoto ou de forma híbrida, com parte dos alunos nas escolas e a outra metade em casa. 

As aulas presenciais foram suspensas no dia 23 de março de 2020. Desde esse dia, as atividades passaram a ser feitas de forma remota em todas as escolas, tanto municipais quanto estaduais, de Mato Grosso do Sul, o que aconteceu até o fim do ano passado.

 

Correio