Caminhoneiros e motoristas profissionais começam a ser vacinados contra a Gripe, amanhã, terça-feira (12), no Posto Fiscal de Jupiá

Caminhoneiros e motoristas profissionais começam a ser vacinados contra a Gripe, amanhã, terça-feira (12), no Posto Fiscal de Jupiá
Divulgação

Caminhoneiros e motoristas profissionais em trânsito pela BR-262, estarão sendo vacinados contra a Gripe Influenza A, no Posto Fiscal de Jupiá, amanhã, terça-feira (12), quarta-feira (13) e quinta-feira (14).

Esta é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, Polícia Rodoviária Federal (PRF), SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte), Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) e IAGRO (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal).

Os caminhoneiros e demais motoristas profissionais, devidamente habilitados com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), categorias C, D e E, formam um dos grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde para esta Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza A, iniciada em 23 de março.

Para este grupo prioritário, o setor de Imunização da SMS não possui dados precisos do número de profissionais do transporte, mas existe a previsão de vacinar de 5 mil a 10 mil pessoas.

SINDICATO DO TRANSPORTE

Além da ação na barreira que visa imunizar profissionais em trânsito, a SMS, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Três Lagoas e Região, estão indo nas empresas do Município para a vacinação dos profissionais residentes em Três Lagoas e que prestam serviço para a indústria e comércio local.

CRONOGRAMA

Para a eficiência das estratégias de imunização da população de Três Lagoas contra a Gripe Influenza A, foi elaborado um cronograma, com o principal objetivo da qualidade do atendimento e evitar aglomeração de pessoas, medida que vem sendo adotada na Pandemia do Coronavírus (COVID-19).

No dia 16 (sábado), mais um DRIVE-THRU será realizado para imunizar as gestantes, puérperas, professores e pessoas entre 55 e 59 anos de idade. Devido à boa aceitação do público, o DRIVE-THRU acontecerá no Parque de Exposições, estacionamento do Shopping Três Lagoas e em frente ao Exército, das 7h às10h.

Por fim, o Dia D, dia de mobilização contra a Gripe Influenza será realizado nas Unidades de Saúde do Município, no dia 23 de maio (sábado). Para este dia, o público alvo serão as crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos de idade, além de portadores de deficiência.

ESTIMATIVAS

O setor de Imunização da SMS, coordenado pela enfermeira Humberta Azambuja, para fins de organização desta Campanha de Vacinação, possui a seguinte estimativa populacional dos seguintes grupos prioritários: crianças 9.020; gestantes 1.427; trabalhadores da Saúde 3.153; puérperas 234; adultos de 55 a 59 anos 4.405; idosos (de 60 anos em diante) 10.406; doentes crônicos 5.913; e pessoas com deficiência 1.800.

Foto: Maps /Arquivo