Ciro Nogueira é convidado para a Casa Civil e Ramos é avisado, diz colunista

Ciro Nogueira é convidado para a Casa Civil e Ramos é avisado, diz colunista
Senador Ciro Nogueira

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já teria convidado o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a ocupar a Casa Civil do governo. Com isso, o general Luiz Eduardo Ramos, que ocupa a pasta há três meses, já foi comunicado de que mudará para a Secretaria Geral, hoje ocupada por Onyx Lorenzoni (DEM). As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal "O Globo". O próprio Bolsonaro, em entrevista à rádio Jovem Pan de Itapetininga, confirmou que pretende fazer uma reforma ministerial na próxima semana.

“Estamos trabalhando, inclusive, uma pequena mudança ministerial, que deve ocorrer na segunda-feira, para ser mais preciso, para a gente continuar aqui administrando o Brasil”, afirmou o presidente na entrevista.

De acordo com Lauro Jardim, Ramos foi chamado ao gabinete de Jair Bolsonaro no final da tarde de terça-feira (20). Lá, foi informado de que Bolsonaro precisa de seu cargo para acalmar os ânimos no Congresso, onde o governo sofre pesadas derrotas, em especial no Senado, onde ocorre a CPI da Pandemia. Ciro Nogueira, presidente do PP desde 2013, é uma das principais vozes de defesa de Bolsonaro na Casa, e pode ajudar também a não permitir que a sigla se afaste do presidente na disputa eleitoral de 2022.

Com isso, segundo Lauro Jardim, a expectativa é a de que Ramos assuma a Secretaria Geral e Onyx seja deslocado para outro posto dentro do governo. Nos bastidores fala-se da possibilidade de que ele ocupe o Ministério do Trabalho, a ser recriado.

Antes de ocupar a Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos ocupou a pasta de Governo, onde ficou por quase dois anos. Já Onyx ocupou a Casa Civil e o Ministério da Cidadania antes de chegar à Secretaria Geral na última reforma ministerial.

O Tempo