Câmara de vereadores participa do lançamento da Campanha contra Poliomielite na Casa da Amizade

Câmara de vereadores participa do lançamento da Campanha contra Poliomielite na Casa da Amizade

Na manhã desta quinta-feira (30), na Casa da Amizade, aconteceu a coletiva de imprensa de lançamento da campanha de combate à poliomielite, realizada pelos clubes de Rotary Clube de Três Lagoas. A Câmara Municipal, parceira da iniciativa, esteve presente e representada pelo seu presidente, Dr. Cassiano Maia. A campanha será de 01 a 31 de outubro, sendo que o “Dia D” da campanha será no dia 16 de outubro, das 8h às 16h, nos postos de saúde.

Noemy Uehara, presidente do Rotary TL Costa Leste, deu uma aula sobre a doença e apresentou a campanha. “Falamos muito das crianças, mas a poliomielite pode atingir os adultos também, em especial aqueles com mais de 40 anos que nasceram depois do início da imunização”, ressaltou.

Após citar os parceiros e responsáveis pela ação, tanto em Três Lagoas como no mundo, pois faz parte da campanha internacional End Polio Now, Noemy agradeceu e finalizou: “que fique claro que não existe cura, apenas prevenção”.

O presidente da Câmara lembrou que, com a pandemia, muitas pessoas estão percebendo a importância da vacinação. “É quase que uma convocação para as famílias levarem as crianças de 0 a 5 anos e ajudarem a erradicar essa doença”, reforçou Dr. Cassiano.

A presidente do Rotary Três Lagoas, Silvania Fátima Bressani agradeceu a imprensa: “sem vocês, ficamos com os braços e pernas curtos, nossa mensagem não chega”. Silvania citou também outra campanha do Rotary, “Informação Salva Vidas”, mostrando como a boa informação é importante.

Finalizando a coletiva, Padre Júlio da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, disse que a ação é um ato de amor. “Temos amor pela vida e queremos que ela seja imunizada”, destacou.

 

A CAMPANHA

Dia D da vacinação: 16 de outubro
Local: Postos de Saúde
Hora: das 8h às 16h
Quem? Crianças de 0 a 5 anos



A Poliomielite, mais conhecida como Paralisia Infantil, é um vírus que pode causar paralisia, facilmente evitável por vacinação. Ele é transmitido por água e alimentos contaminados, ou contato com uma pessoa infectada.

Muitas pessoas infectadas não ficam doentes, nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal. O tratamento inclui repouso, analgésicos e ventiladores portáteis.

A cada ano que passa, os índices de cobertura vacinal no Brasil para as doenças como Poliomielite (Paralisia Infantil), sarampo e outras doenças infecto-contagiosas estão sofrendo uma redução assustadora que colocam em risco a saúde de crianças e adultos, além de aumentarem a possibilidade da ocorrência de uma epidemia e o retorno de doenças há muito erradicadas no Brasil.

Os clubes de Rotary Clube de Três Lagoas se uniram com outros parceiros como Interact e Rotaract para intensificar a divulgação da campanha, visando atingir, no mínimo, o índice de 95% de cobertura vacinal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).