Com segundo caso confirmado, 450 funcionários do Detran-MS passarão por testes rápidos nesta segunda (1)

Com segundo caso confirmado, 450 funcionários do Detran-MS passarão por testes rápidos nesta segunda (1)
foto: Gazeta Trabalhista

Após a confirmação de dois funcionários com coronavírus no  Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), serão realizados testes em todos os servidores que tiveram contato com aqueles trabalhadores.  Também serão realizados testes rápidos nos funcionários lotados na Unidade Central do Detran/MS, nesta segunda-feira (1), segundo anúncio feito pelo Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, neste domingo (31). Serão feitos testes em 450 funcionários que farão o teste rápido em uma ação que conta com apoio do Corpo de Bombeiros. Resende também falou do avanço da doença no Estado. “Aquidauana e Costa Rica estão estreando com novos casos, totalizando 50 municípios no Estado, ou seja, 63% dos 79 municípios”.

Os funcionários já haviam alertado que a reabertura da sede do órgão, que aconteceu no dia 13 de abril após duas semanas de quarentena, foi sem planejamento expondo funcionários e usuários ao risco de contaminação. Na ocasião, grandes filas e aglomerações se formaram na sede levando a direção do órgão a limitar os atendimentos com a distribuição de 180 senhas sendo 120 para assuntos referentes a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e 60 para veículos.

Sindicato cobra ação de contenção

Segundo o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS), a entidade protocolou ofício à diretoria do órgão, no dia 27 de maio, “solicitando providência de higienização e afastamento de servidor, depois de um funcionário testar positivo para do COVID-19. A preocupação é com a omissão na tratativa do caso, que pode ocasionar proliferação da doença dentro do Detran em Campo Grande e no interior, já que a funcionário em questão teve contato com diversos servidores do interior, em uma reunião.”

“Esperamos que todos que tiveram contato com a servidor com suspeita de COVID-19 sejam testados e afastados em caso de incidência da doença”, afirmou o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.

Detran-MS publicou portaria com obrigatoriedade de máscaras para prevenção ao COVID-19 somente no dia 26 de maio

O uso de máscara como medida de prevenção ao contágio do Novo Coronavírus (Covid-19) passou a ser obrigatório no Detran-MS somente a partir do dia 26 de maio, através de portaria publicada no Diário Oficial.

De acordo com o artigo 1º da publicação, os servidores deverão “acompanhar e realizar as medidas orientadas pelo COE –  Comitê de Operações Emergenciais da Secretaria Estadual de Saúde – SES”. A recomendação do Departamento é que os servidores usem a máscara sob pena de responderem administrativa e penalmente.

Em seu parágrafo único, a portaria diz que a recomendação aos servidores do Departamento se estende durante a prestação de serviços nas unidades do Detran aos prestadores de serviço contratados ou credenciados, despachantes documentalistas e funcionários dos Centros de Formação de Condutores.

A Portaria também disciplina que, durante o atendimento presencial seja mantida a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas e que seja evitado o contato físico.

(Foto: Saul Schramm – Portal do MS)

http://gazetatrabalhista.com.br/apos-filas-e-aglomeracoes-detran-ms-abre-nesta-quarta-15-com-distribuicao-de-180-senhas-para-atendimento/

http://gazetatrabalhista.com.br/reabertura-do-detran-foi-sem-planejamento-expondo-funcionarios-e-usuarios-denunciam-servidores/