CONCURSO PÚBLICO – Atual gestão empossou 689 servidores, sendo 390 para áreas da Saúde

CONCURSO PÚBLICO – Atual gestão empossou 689 servidores, sendo 390 para áreas da Saúde
Divulgação
CONCURSO PÚBLICO – Atual gestão empossou 689 servidores, sendo 390 para áreas da Saúde

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), empossou 689 servidores, aprovados em concursos públicos.

Desse total, mais de 56,6%, ou seja, 390 novos servidores assumiram cargos específicos na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lotados nas Unidades de Atenção Primária de Saúde, nas Clínicas Especializadas, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Laboratório Municipal, Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, nos variados setores da Vigilância em Saúde e Saneamento, Saúde Bucal, unidades da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial (CAPS II, CAPS-AD, Ambulatório de Saúde Mental e Residência Terapêutica) e em setores administrativos da SMS.

MÉDICOS

Entre os servidores já empossados em suas respectivas funções de atendimento à saúde da população, estão: 65 médicos (clínico geral, alergista, médico da família, cardiologista, cirurgião, dermatologista, ginecologista/obstetra, neurologista, oftalmologista, ortopedista, pediatra, plantonista, psiquiatra, médico regulador, regulador intervencionista, reumatologista e médico vascular, entre outros).

Para as unidades de Atenção Primária de Saúde e outras áreas, junto com os novos médicos, tomaram posse 41 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 41 enfermeiros, 40 técnicos de enfermagem, 14 farmacêuticos e 15 atendentes de farmácia.

Também já estão trabalhando em suas respectivas funções: 17 novos dentistas, 07 auxiliares de saúde bucal, 03 fonoaudiólogos, 07 fisioterapeutas e 30 novos agentes de endemias.

RENOVAÇÃO

 

Maioria dos empossados está exercendo cargos na Secretaria Municipal de Saúde

Maioria destas vagas atende à necessidade de renovação do quadro de servidores públicos da Saúde e preenchimento de vagas que surgiram com a expansão da rede pública de atendimento à população, necessidade de aprimoramento dos serviços, aposentadorias, problemas de saúde e morte.

A troca de servidores contratados por servidores aprovados em concurso público atende também à legislação específica do serviço público e exigência fundamentada na Constituição Federal.

Fundamentados na legislação é que a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da SEMAD e da SMS, precisou exonerar dedicados profissionais, notadamente, médicos, que há tempos exerciam prestação de serviços em várias áreas da Saúde, para serem substituídos pelos profissionais, legalmente aprovados em concurso público.

São profissionais, aprovados em concursos públicos, que estão substituindo profissionais que haviam sido contratados temporariamente e pelo processo seletivo.

Essa medida, ou seja, a exoneração de antigos servidores e a nomeação e posse de servidores concursados para o preenchimento dessas vagas, ocorreu não somente na Saúde, mas em outras importantes áreas, como, na Educação, Assistência Social, Infraestrutura e Administração, entre outras.