Dia Mundial de Luta contra Aids tem destaque em todas as Unidades de Saúde de Três Lagoas

Dia Mundial de Luta contra Aids tem destaque em todas as Unidades de Saúde de Três Lagoas
Foto ilustrativa

Nesta terça-feira, 1º de dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Esta data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção e luta contra toda a espécie de discriminação das pessoas, portadoras do vírus HIV. No Brasil, as ações de mobilização social, alusivas a esta data, começaram a adquirir adesões e força, a partir do ano de 1980.

Devido à situação de pandemia da COVD-19 e par evitar aglomerações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe do Programa Municipal IST/Aids/HV (Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais), anunciou que não estará realizando em praça pública as costumeiras ações, alusivas a esta data.

Como informou o coordenador do Programa Municipal IST/Aids/HV, Farildo de Oliveira Silva, neste ano, a data será intensamente divulgada com ações específicas em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde e na sede do Programa, na Rua Professora “Maria Moreira de Queiroz, número 203, no Bairro Nossa Senhora Aparecida (antiga Rua 13 de Junho).

Farildo lembrou que a principal mensagem desta data do Dia Mundial de Luta contra a Aids é “a prevenção da doença e o fim da discriminação”, ressaltou.

“Nas Unidades Básicas de Saúde, estarão também sendo oferecidos testes rápidos de Aids e orientações sobre prevenção e uso consciente dos preservativos masculino e feminino”, observou Farildo.

“No acolhimento do dia 1º de dezembro, na nossa sede, estaremos também oferecendo um café especial a todos que comparecerem e quiserem fazer parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids”, anunciou.

Em Três Lagoas, de janeiro até agora, 59 homens e 21 mulheres contraíram Aids, ou seja, são 80 novos casos, registrados no Município.

Com informações da Ass. de comunicação