Equipes da Prefeitura de TL prestam ajuda e mobilizam reparos emergenciais após forte chuva atingir a cidade

Equipes da Prefeitura de TL prestam ajuda e mobilizam reparos emergenciais após forte chuva atingir a cidade

Em 20 minutos, choveu cerca de 50mm, volume considerado altíssimo pela Defesa Civil.

Não é novidade que fortes chuvas têm atingido todo o Brasil e causado estragos, principalmente pelo fato de ter uma grande precipitação em um curto período. Três Lagoas, inclusive, na madrugada desta sexta-feira (24), mais uma vez foi atingida por uma forte chuva que causou alagamentos em alguns pontos da cidade.

De acordo com a Defesa Civil, em menos de 20 minutos foi registrado um volume de 50 mm de chuva, algo que excede a capacidade de escoamento do sistema de drenagem e, por isso, a água acabou invadindo casas na região da Rua João Dantas Felgueiras e Yamaguti Kankit, além de causar erosões e estragos em outros localidades.

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) e Defesa Civil, estão nas ruas desde às 2h da madrugada prestando apoio às regiões atingidas. “Estamos tratando, primeiro, as emergências, ligando piscinões para drenagem mais rápida da água, mas esse volume de chuva é muito maior do que o sistema foi dimensionado para atender e, infelizmente, isso ocorreu”, comentou o secretário da SEINTRA, Osmar Dias.

João Luiz, coordenador da Defesa Civil de Três Lagoas, explicou a chuva que atingiu a cidade se formou primeiro na região de Santa Rita do Pardo e Bataguassu. “Importante destacar, também, que encontramos muito lixo nas bocas dos bueiros, inclusive, retirei porta de guarda-roupa, papelão, saco plástico e outros itens que estavam impedindo o escoamento da água. Então, fica mais uma vez o alerta de não jogar lixo na rua”, explicou.

 

AJUDA

Além do trabalho da SEINTRA e Defesa Civil, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está em campo levantando a quantidade de pessoas atingidas e providenciando o devido atendimento. Inclusive, quem quiserem ajudar com doações, pode procurar diretamente a SMAS na Avenida Aldair Rosa de Oliveira, 1622 – Circular da Lagoa Maior.

Já aqueles que precisarem de ajuda devem entrar em contato com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada bairro. Segue a lista:

CRAS Amélia Jorge de Oliveira (Região do jardim Glória)

99278 1197 (Plantão)

99213 0316 (Whats)

CRAS Ana Maria Moreira (Região da Vila Verde)

99219 5818 (Plantão)

99235 1703 (Whats)

CRAS Interlagos

99289 8223 (Plantão)

99105 5677 (Whats)

CRAS Ruth Máximo Filgueiras (Região do Guanabara)

99236 1498 (Plantão)

99244 8926 (Whats)

CRAS São João

99200 3716 (Plantão)

99205 5698 (Whats)

CRAS Vila Piloto

99277 8343 (Plantão)

99233 2692 (Whats)

PREVISÃO DO TEMPO

De acordo com o site Clima Tempo, o dia hoje pode ter chuva a qualquer momento. Amanhã – sábado (25) – a probabilidade de chuva é de 83% e deve chover cerca de 20mm com pancadas de tarde a noite. No domingo (26), tem 90% de chance de chuva e deve ter uma precipitação de cerca de 40mm ao longo do dia.

OBRAS DE DRENAGEM

Há de se ressaltar que durante o ano de 2022, quase 26 km de drenagem de águas pluviais foram realizadas com recursos próprios ou por meio de financiamentos. Diversos bairros e localidades como Quinta da Lagoa, Jardim Novo Aeroporto, Morumbi, Avenida Jary Mercante, Orla da 2ª Lagoa, Interlagos, Vila Nova, Eldorado, São João, Jardim Imperial, Acácias, Oiti, Santa Terezinha, Vila Alegre, Vila Zuque, dentre outros, estão recebendo ou receberam obras de drenagem superficial e/ou profunda que colaboram com a redução do problema de acúmulo de água nessas regiões e suas adjacências.

Além dessas, outras duas grandes obras de drenagem estão sendo executadas no Jardim das Violetas (de um lado da cidade) e Paranapungá (no outro extremo da faixa urbana), sendo que ambas atenderão tanto os bairros em si, como os adjacentes.

Desse modo, a administração municipal tem o compromisso de realizar as obras com responsabilidade, garantindo que todas as etapas do processo sejam realizadas para garantir a segurança e durabilidade, por isso os projetos de pavimentação sempre contemplam as obras de drenagem, sendo elas superficiais ou subterrâneas, de acordo com as características da região.

Publicado : www.treslagoas.ms.gov.br