SEMEC de Três Lagoas divulga Plano de Segurança e Emergência frente às ameaças de ataques em escolas

SEMEC de Três Lagoas divulga Plano de Segurança e Emergência frente às ameaças de ataques em escolas

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e Administração (SEMAD) da Prefeitura de Três Lagoas, juntamente dos órgãos de segurança pública envolvidos, tornam público o Plano de Segurança e Emergência considerando as notícias veiculadas sobre ataques ocorridos em escolas no território brasileiro, bem como ameaças de ocorrências em escolas do Município.

Desta forma, de imediato, já foram disponibilizados seguranças para estarem nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (REME) que possuem alunos adolescentes, que são: Maria Eulália, Joaquim Marques e Parque São Carlos.

Foram destacados dois funcionários para o monitorarem exclusivamente as câmeras instaladas nas unidades da REME através da Central de Monitoramento Integrado da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD). Além disso, será emitido boletim de orientações a toda comunidade escolar para minimização do pânico entre as famílias e os próprios servidores.

Outra ação a ser executada, será a formação das lideranças de todas as unidades de ensino (privada, estadual e municipal), nesta sexta-feira, dia 14, promovida pela Delegacia Regional de Polícia Civil, SEMEC e Coordenadoria Regional de Educação (CRE 12), que visa dotar a todos de competência para agirem com assertividade numa situação de violência no âmbito escolar.

Em informe interno, a SEMEC orientou todos os diretores de escola a manterem os portões de acesso sempre trancados e com a presença de profissionais nos momentos de abertura, restringindo o acesso de terceiros ao interior das Unidades de Ensino, devendo serem direcionado à Secretaria Escolar para tratar quaisquer assuntos.

Orienta, ainda, que todos estejam atentos a quaisquer movimentações estranhas no interior ou nas proximidades das Unidades de Ensino, acompanhar as Rondas Policiais, quando houver, além de implementar ações pedagógicas e administrativas para fortalecer a Cultura de paz nas Unidades de Ensino.

Denunciar, imediatamente, quaisquer fatos que possam colocar em risco a integridade dos estudantes e profissionais da educação, por meio de contato telefônico das autoridades de segurança disponibilizados aos gestores.

Aos pais/responsáveis a SEMEC pede para fiquem atentos a qualquer comportamento estranho de seus filhos, procurem a equipe gestora da Unidade de Ensino para juntos realizarem os encaminhamentos cabíveis e, observar o material escolar de seus filhos em especial as mochilas, para que não levem objetos alheios às atividades escolares.

Publicado: www.treslagoas.ms.gov.br