Executivo relata principais ações de 2019 na abertura dos trabalhos legislativos municipais de 2020

Executivo relata principais ações de 2019 na abertura dos trabalhos legislativos municipais de 2020
Divulgação
Executivo relata principais ações de 2019 na abertura dos trabalhos legislativos municipais de 2020
Executivo relata principais ações de 2019 na abertura dos trabalhos legislativos municipais de 2020

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, acompanhado do vice-prefeito Paulo Salomão e da sua equipe de Secretários Municipais, esteve na sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2020 da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (04).

Seguindo o Regimento Interno da Câmara, o chefe do Executivo apresentou aos vereadores a sua mensagem com o resumo das principais ações da Prefeitura de Três Lagoas em 2019 e de algumas propostas para 2020.

Após leitura e apresentação, documento foi oficialmente entregue aos vereadores

Além da apresentação pessoal e leitura, o documento foi formalmente entregue pelo prefeito Guerreiro ao presidente da Câmara Municipal, vereador André Luiz Bittencourt.

Na mensagem ao Legislativo, foi ressaltado que a população de Três Lagoas teve aumento de mais de 53,8% nos últimos 20 anos e que em 2019, foram abertas 80 novas empresas no Município, gerando assim nesse ano 733 novos postos de trabalho.

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Quanto às principais ações do Executivo, foi dado destaque aos investimentos nas áreas da Saúde e da Educação, ressaltando obras de reforma e readequação de 10 unidades de Saúde e horário estendido de atendimento até às 19h, em atenção à classe trabalhadora, em cinco unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF.

Em 2019, foram investidos mais de R$ 164 milhões na Saúde, o equivalente a 28,82% do Orçamento Municipal, enquanto o exigido constitucionalmente é de 15%.

Na área da Educação, também foram destacados os altos investimentos de R$ 122,4 milhões, o correspondente a mais de 28,34% dos recursos da Receita, quando o mínimo exigido na Constituição é de 25%.

Esses investimentos foram aplicados, principalmente, na reforma e readequação das Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), uniformes e material escolar dos mais de 17 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (REME), onde também são servidas diariamente mais de 35 mil refeições às crianças e adolescentes. Das 38 unidades escolares do Município (19 Escolas de Ensino Fundamental e 19 Centros de Educação Infantil – CEIs), 26 foram reformadas e readequadas.

INFRAESTRUTURA

Nas obras de infraestrutura, realizadas pelo Executivo em 2019, foi dado destaque aos 62 km de recapeamento de vias públicas urbanas, o equivalente a 15% do total das vias asfaltadas. Em 2019, novas vias públicas, totalizando 14,4 km, receberam pavimentação asfáltica e nos próximos meses, mais de 20 km de ruas serão também pavimentadas.

Maioria dos vereadores reconheceu excelentes avanços na gestão e obras do prefeito Angelo Guerreiro

No embelezamento urbano, inserido no projeto “Três Lagoas Mais Feliz”, foram implantadas mais de 100 esculturas em vários pontos da cidade e nos portais de entrada, revitalização da Praça do Jardim Alvorada, novas lixeiras, placas informativas, bancos na orla da Lagoa Maior, “Capifaixa”  e Casas da Coruja, entre outras.

Na mensagem ao Legislativo, o prefeito Angelo Guerreiro, por várias vezes, destacou também o apoio e parceria dos vereadores, notadamente na aprovação de empréstimos para financiamento de projetos de macrodrenagem para a Cidade.

Para o exercício de 2020, Angelo Guerreiro anunciou importantes obras de infraestrutura (asfalto, recapeamento e drenagem) nos bairros Santa Rita, Quinta da Lagoa, Jardim Novo Aeroporto, Jardim Morumbi, Jardim Dourados, Jardim Carandá, Santa Luzia e Ipacaraí, entre outros.

Nos pronunciamentos, todos os vereadores reconheceram e avaliaram como “excelente avanço de melhorias” a administração do prefeito Angelo Guerreiro.

Como ressaltou o vereador André Bittencourt, também merece destaque a “consonância do Poder Legislativo e o Poder Executivo, porque tudo o que foi construído foi em prol da população de Três Lagoas”.