Prefeitura de Três Lagoas faz aditivo milionário para hospital contratar um 2º obstetra

Prefeitura de Três Lagoas faz aditivo milionário para hospital contratar um 2º obstetra

Prefeitura de Três Lagoas, distante 330 km de Campo Grande, fez um aditivo de R$ 1,1 milhão para a contratação de um segundo médico obstetra para a Sociedade Beneficente do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. O termo foi publicado nesta quarta-feira (24), no Diário Oficial da  (Associação dos Municípios de ).

Segundo o documento, termo aditivo tem por objeto o repasse de recurso municipal para contratação de 2º plantonista
obstetra para qualificar o atendimento à gestante, ao parto e nascimento em atendimento às diretrizes contidas na Rede Cegonha, no âmbito do  (Sistema Único de Saúde). O contrato é vigente até novembro de 2021.

O recurso financeiro municipal será pago em 12 parcelas mensais de R$ 96 mil para a contratação do plantonista obstetra. A contratação é prevista nas clausulas da Rede Cegonha. “É responsabilidade do hospital prover os dois obstetras necessários, que deverão estar disponíveis presencialmente 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados, para que não ocorra prejuízo da assistência ao parto”, traz o documento.

A rede cegonha é um pacote de ações para garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres, oferecendo assistência desde o planejamento familiar, até o parto passando pelo pré-natal e puerpério.

Compete ao município, por meio da secretaria municipal de saúde, a implementação da Rede Cegonha no âmbito municipal com a contratualização com os pontos de atenção à saúde sob sua gestão, deste modo o hospital como ponto de atenção ao parto e nascimento, ao transformar as estruturas hospitalares e modificar a ambiência dos Centros Obstétricos, participa de forma efetiva no contexto da rede cegonha.