Família Acolhedora é tema de palestra da Escola do Legislativo

Família Acolhedora é tema de palestra da Escola do Legislativo

Na manhã desta terça-feira (26), aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas a palestra sobre Família Acolhedora, com Neusa Cerutti, organizada pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Câmara Municipal.

Neusa Cerutti é assistente social e consultora nacional em acolhimento familiar, especialista em fundamentos do trabalho do assistente social e enfrentamento da violência intrafamiliar, mestranda em serviço social, membro pesquisadora na área da infância, inscrita no CNPQ pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/Toledo. É bacharel em Direito. Coordenou o serviço de acolhimento em familiar em Cascavel, no Paraná, por 11 anos. Tem mais de 20 anos de experiência no trabalho com crianças vítima de violações de direitos.

A assistente social fez uma apresentação histórica de como surgiu o acolhimento, ressaltando aspectos culturais e acontecimentos que determinaram a visão de família que a sociedade tem hoje, como a roda dos expostos, que foi implantada no Brasil em Salvador, no ano de 1726. “Vivemos em uma sociedade que aprendeu a punir por meio da violência. Quando uma criança fala que apanhou dos pais, pensamos que ela deve ter aprontado algo e mereceu apanhar”, explicou Neusa, que destacou: “precisamos quebrar paradigmas”.

Emocionando a todos, Neusa relatou alguns casos que viveu em Cascavel, ou casos que acompanhou durante seus anos de experiência, que foram muito afetados por preconceitos. São casos de abusos, abandono e violência que precisam de muito amor e acolhimento para preparar crianças e adolescentes a criarem laços e vínculos familiares.

Outra questão muito forte que sempre surge quando o assunto é Família Acolhedora é o julgamento de que essas pessoas que acolhem sofrem. “Tem gente que fala que essas pessoas só acolhem por dinheiro. Mas eu digo: a gente projeta no outro o que a gente é. Então, essas pessoas falam isso porque só acolheriam por dinheiro, porque não têm amor para dar, por isso acreditam que outras pessoas também não têm”.

Encerrando, Neusa resumiu o papel e a importância da Família Acolhedora: “a família que adota vai gerar filhos no coração, criar laços. A família acolhedora vai ajuda a criar os filhos do coração, filhos capazes de criar laços com a família que vai adotá-lo”.

Estavam presentes os vereadores Doutor Cassiano Maia, presidente da Câmara, Tonhão, Marcus Bazé, Evalda Reis e Professor Negu Breno, assim como assessores e representantes de cada gabinete.