Inaugurado recentemente em Amambai, Parque do Panduí já está abandonado

Inaugurado recentemente em Amambai, Parque do Panduí já está abandonado
foto: Gazeta Trabalhista

  Inaugurado há pouco mais de um mês, o Parque do Panduí, no município de Amambai (MS),  já está com sinais visíveis de abandono. A foto de um cavalo como se estivesse pedindo informações na guarita, em meio ao abandono do local, é o retrato da situação da área pública de lazer.

  O parque foi inaugurado no dia 24 de setembro, como parte das comemorações do aniversário do município e recebeu uma boa quantia em dinheiro público para a sua realização, desde quando foi idealizado até a sua inauguração. A obra foi construída por etapas, ficando parada por anos, período em que foram realizadas diversas reclamações pelos moradores do entorno, devido à sujeira, e se transformando num local para encontro de marginais e consumo de drogas, segundo moradores da vizinhança.

  Finalmente inaugurado no dia 24 de setembro, o local deixou de receber manutenção da limpeza e não conta com guarda, ficando abandonado desde a solenidade que contou com a participação de políticos. Segundo uma moradora “é triste ver o abandono dos parques municipais, e não é só em Amambai. Sinceramente não entendo porque os parques, que são excelentes áreas de lazer, são relegados a último plano. Se está difícil cuidar, que a Prefeitura se una à comunidade, através de Conselhos Gestores, cujo objetivo é envolver a sociedade no cuidado dessas áreas públicas. O que não pode acontecer é ter um lugar bonito, excelente para famílias passearem, virando depósito de lixo, criadouro de mosquito e animais peçonhentos”.

  Já para o funcionário público Almir Cunha a situação é lamentável para um parque inaugurado que foi inaugurado em setembro. “Eu tenho ido lá com relativa frequência. Pedalo até lá, para apreciar a vista Rio Panduí e aproveito para dar uma limpada, juntando os galhos quebrados. Fico triste em ver tanto descaso com o bem público. Não tem guarda, não tem manutenção. O engraçado é que parece que para verba de publicidade, não faltam dinheiro e empenho das autoridades.”

  O parque – O terreno do Parque do Panduí foi adquirido pela prefeitura de Amambai na gestão de Sérgio Barbosa e conta com uma área de 1,24 hectares. Fica localizado na Vila Limeira, próximo ao rio Panduí (de onde vem o nome), mas legalmente já havia sido criado na gestão de Dirceu Lanzarini. Além dos aspectos ambiental e de lazer a criação do parque tinha por preservar parte da história do município de Amambai pois nas imediações estão as ruínas da usina hidrelétrica que forneceu energia à cidade por vários anos.