Judiciário e OAB solicitam apoio dos vereadores para instalação da 2ª Vara

Judiciário e OAB solicitam apoio dos vereadores para instalação da 2ª Vara

O juiz titular da Comarca de Ribas do Rio Pardo, Idail de Toni Filho, e a presidente da respectiva Subseção da OAB, Daniela Teixeira Onça, estiveram, nesta quarta-feira (17/03), na Câmara Municipal para solicitar apoio dos vereadores para instalação da 2ª Vara de Justiça. Ambos alegam que, com o iminente aumento populacional, o município precisa estar estruturado e preparado para acolher o consequente aumento na demanda judiciária.

“O planejamento da Suzano é para que, no ano que vem, oito mil trabalhadores venham para Ribas. Junto ao crescimento da cidade, vêm, também, os problemas. Vão faltar escolas para os filhos dessas pessoas, hospital, moradia e tudo isso vai chegar no Judiciário. Sem contar a demanda por pensão alimentícia, aumento da criminalidade, drogas, homicídios...”, detalha o juiz.

Idail de Toni Filho busca uma interlocução através dos contatos políticos dos vereadores com a Alems e a Governadoria para que, juntos, ganhem mais força para reivindicar a instalação da Vara no Tribunal de Justiça. A repartição já está formalmente instalada, mas ainda não saiu do papel.

“Com a concretização da 2ª Vara, teríamos mais um promotor, mais um defensor e mais cartorários e oficiais. Agiliza o lado de todo mundo. Para que isso saia do papel, porém, precisamos estabelecer um diálogo permanente com a Governadoria e o TJ, que é onde vereadores podem nos ajudar bastante em contato com seus respectivos deputados”, disse a presidente da OAB, ao lado dos também advogados Glaucia Hartelsberger e Pedro Garcia.

A reunião contou com a presença de cinco vereadores: Ataíde Feliciano (PSC), Edervânia Malta (DEM), Luiz do Sindicato (MDB), Tania Ferreira (Solidariedade) e Tiago do Zico (PSDB).

“É muito bom ver todos pensando juntos no crescimento da cidade. Não adianta crescer de forma desordenada para acabar tendo mais problemas que benefícios. Precisamos, desde já, nos empenhar e nos preparar para receber a demanda”, disse o chefe do Legislativo.

Estrutura

Idail alega que já recebeu a visita de um arquiteto do TJ, que teria alegado que o prédio do Fórum já estaria pronto para receber a 2ª Vara, que ficaria nas áreas hoje ocupadas pelo Ministério Público e Defensoria, as quais já teriam meios de buscar suas novas sedes.  

“Não precisaríamos construir. Nossos gastos seriam apenas com readequações. No mais, é mandar o novo juiz, contratar e organizar o quadro de funcionários”, finalizou o juiz.