NOTA DE REPÚDIO DO SINDJOR MS AO DEPUTADO ESTADUAL RAFAEL TAVARES

NOTA DE REPÚDIO DO SINDJOR MS AO DEPUTADO ESTADUAL RAFAEL TAVARES
ASSECOM/

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Mato Grosso do Sul (Sindjor MS) manifesta seu veemente repúdio às declarações do Deputado Estadual Rafael Tavares, que recentemente solicitou o boicote ao Campo Grande News, desrespeitando princípios fundamentais da democracia e da liberdade de imprensa.
É lamentável que um representante eleito pelo povo, que deveria zelar pela democracia e pelos princípios constitucionais, esteja engajado em atitudes que violam a liberdade de imprensa e a integridade dos profissionais que exercem essa nobre função. Além disso, é extremamente preocupante que o referido deputado tenha adotado uma postura que parece incitar a violência, indo de encontro não apenas à Constituição brasileira, mas também ao devido processo legal.
Não é a primeira vez que o Deputado Tavares demonstra comportamentos incompatíveis com os valores democráticos, e sua atitude de pedir o boicote a um veículo de comunicação é um atentado contra a pluralidade de vozes e a diversidade de opiniões que são fundamentais em uma sociedade democrática.
Destacamos que, além de suas posições antidemocráticas, o Deputado Tavares é conhecido por ser o primeiro condenado por crime de ódio no País. Atos como esse, de atacar a imprensa e incentivar comportamentos que não condizem com a Constituição, reforçam a necessidade de repúdio e a urgência em promovermos valores de respeito, inclusão e pluralidade.
A liberdade de imprensa é um pilar essencial para o funcionamento saudável de qualquer democracia, e repudiamos veementemente qualquer tentativa de cerceamento desse direito fundamental. Atitudes como as do Deputado Tavares promovem ódio, intolerância e expõem jornalistas que, de maneira corajosa, buscam retratar a realidade de forma imparcial.
Ressaltamos que o Brasil não prevê a pena de morte em sua legislação, e é absurdo que um membro do Poder Legislativo defenda publicamente que mais cidadãos sejam mortos, contrariando não apenas a Constituição, mas também os princípios dos direitos humanos.
Este tipo de comportamento é incompatível com a posição de um servidor público e requer medidas imediatas por parte da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa. Defender os direitos humanos não é ser favorável ao crime, mas sim lutar para que o combate ao crime seja feito em conformidade com os preceitos legais.
Reiteramos nosso compromisso com a defesa dos princípios democráticos e com a liberdade de expressão, repudiando veementemente qualquer tentativa de ameaça à imprensa livre e independente.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Mato Grosso do Sul (Sindjor MS) 40 Anos