Os pré-candidatos do PSTU à Prefeitura de Três Lagoas, Professor Vitor, e à Câmara Municipal, Rinaldo Prassa e Marli, visitam Assentamento 20 de Março,
Os pré-candidatos do PSTU à Prefeitura de Três Lagoas, Professor Vitor, e à Câmara Municipal, Rinaldo Prassa e Marli, estiveram em reunião com moradores do Assentamento 20 de Março, na zona rural do município, neste dia 11 de julho.
Na oportunidade, os trabalhadores do campo levantaram diversos problemas enfrentados pela comunidade e a falta de incentivo por parte da Prefeitura Municipal à agricultura familiar. As famílias clamam por auxílio no transporte da produção para comercialização na cidade; reclamam do alto custo mensal dos boxes para a comercialização na feira central, pois, após a construção da Feira Turística, há sobretaxas para os feirantes, tanto do uso do espaço, como da energia elétrica, entre outras; apontaram ainda os problemas no espaço do entreposto para a comercialização de produtos da agricultura familiar, como os constantes alagamentos e o funcionamento da Câmara fria que, desde a inauguração não foi utilizada por problemas técnicos e erros de engenharia do prédio. Outro problema levantado pelas famílias diz respeito ao transporte escolar, com ônibus que quebram constantemente, tornando a ida à escola uma saga para crianças, de 4 anos, por exemplo, ao terem que acordar de madrugada e retornar para casa no fim da tarde.
Apesar da falta de políticas públicas por parte do governo municipal para atender ao pequeno agricultor, as famílias trabalham, produzem e resistem no campo e nos distritos rurais, sofrendo, no cotidiano, a pressão do monocultivo do eucalipto e as suas mazelas.
Esse modo de conceber a economia local, com base na defesa de interesses do monocultivo do eucalipto e no atendimento ao grande capital, além de expulsar as pessoas do campo, afetar a diversidade da flora e da fauna nativas, e secar as nascentes e os cursos d’água, também tem impactado a saúde da população rural, incluindo crianças, pelo uso da pulverização aérea de pesticidas, como nos contaram os assentados. Nas eleições que se aproximam esses problemas serão abordados pelas candidaturas do PSTU que terão compromisso com a construção de uma alternativa de governo que faça a opção pela defesa de direitos da classe trabalhadora.
O projeto do PSTU para a cidade deve ser construído junto aos trabalhadores e trabalhadoraspara que as políticas públicas sejam feitas para atender aos interesses de quem trabalha e produz, e não de quem explora e lucra.
FONTE: PSTU – PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO Mato Grosso do Sul
Antônio Rodrigues Belon Presidente do Diretório Municipal
Telefone (67)98115-1395
E-mail: arbelon@uol.com.b
Comentários (0)
Comentários Facebook