Outubro Rosa: médica destaca que prevenção, apoio e quebra de mitos são fundamentais para combater o câncer de mama

 Outubro Rosa: médica destaca que prevenção, apoio e quebra de mitos são fundamentais para combater o câncer de mama
ASSECOM

Em alusão à campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo divulgar a prevenção ao câncer de mama, foi realizada solenidade, na noite desta segunda-feira (2), na Câmara Municipal de Três Lagoas, por propositura da vereadora Sirlene dos Santos.

O ponto central do evento foi a palestra com a ginecologista e obstetra, Nayara Sibelle Fante Cassemiro, médica da Prefeitura de Três Lagoas, especialista em Mastologia (TEMA), mestranda em ciências médicas da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e docente no curso de medicina UFMS-CPTL.

A médica contou um pouco da história do Outubro Rosa e destacou que a campanha de 2023 tem como tema “juntos somos mais fortes”, convocando a todos para propagar informações e atuar juntos na prevenção e busca de diagnóstico precoce, ainda considerada a melhor forma de evitar óbitos de pessoas com a doença. “Quanto mais esforços e mais sensibilização para disseminar as informações, melhor”, afirmou.

Ela ainda falou de questões de risco para desenvolver câncer de mama, como obesidade e fatores genéticos, até falta de exercícios físicos e uso de bebida alcoólica, além de idade entre 40 e 50 anos, faixa etária em que estão 25% dos casos.

Ainda descreveu sintomas mais comuns, como a presença de caroços na mama, dores ininterruptas, vazamento de líquidos nos mamilos e mudança de forma das mamas como alguns dos indicativos que devem ser observados e investigados.

Assim, reforçou a necessidade de exames periódicos, sejam exames clínicos nos postos de saúde, até os mais específicos, como mamografia, ultrassonografia e ressonância, em casos recomendados pelos médicos.

Nayara relatou sobre caso de câncer de mama recém-diagnosticado em uma tia, lembrando que o diagnóstico ainda no início é um bom prognóstico de cura. A profissional frisou que o autoconhecimento do corpo é fator importante para iniciar o processo. “Cerca de 70% dos nódulos são detectados pela própria mulher”, afirmou.

Outro ponto em que ela deu ênfase foi sobre os mitos de que fazer exames é “procurar doença” e de que a mamografia dói demais. Lembrou que este exame pode ser desconfortável, porém dura poucos minutos e é fundamental para identificar a presença mesmo de nódulos minúsculos. Disse também existe medo dos tratamentos, reconhecendo que não são fáceis, porém,  a cada dia, são mais precisos e eficientes.

A médica também falou sobre câncer de mama masculino, afirmando que são raros, mas ocorrem: para cada 100 mulheres diagnosticadas, existem dois homens com a doença.

Enfim, ela solicitou que toda a rede de relacionamentos das pessoas com o câncer dê suporte emocional e prático. “Um dos segredos do sucesso é o apoio”, garantiu.

Após a palestra, a servidora municipal Gina Molina de Oliveira, que faz tratamento contra a doença deu testemunho, contando sua trajetória em busca da cura de um câncer que começou na mama e já fez metástase em vários órgãos.

A doença foi diagnosticada em dezembro de 2019 e, o mais chocante de sua fala, foi relatar que o médico lhe disse, na ocasião, que não passaria nem o Natal daquele ano.

Desestruturada com isso e com questões familiares, ela adiou o início do tratamento, mas já passou por quimio e radioterapia e, atualmente, está na imunoterapia. “Não é fácil, mas a gente tem que ter fé e coragem para prosseguir”.

O presidente da Câmara, vereador Doutor Cassiano Maia, que também é ginecologista, presidiu a solenidade. Ele convidou a todas as mulheres para procurarem as unidades de saúde da família para fazer os exames clínicos das mamas, assim como os preventivos, durante a intensificação do Outubro Rosa.

Segundo Cassiano, ainda serão oferecidos outros serviços, como exames rápidos de sífilis e HIV, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, e colocação de DIU nas unidades do Novo Oeste, Parque São Carlos e Santa Luzia.

A vereadora Evalda Reis também acompanhou a palestra, assim como a diretora de Saúde Coletiva do município, Andréia de Lima, representando a Secretaria Municipal de Saúde, e a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Ondina Fernandes.