Prefeito Angelo Guerreiro visita empresas de processamento de mandioca em Ivinhema

Prefeito Angelo Guerreiro visita empresas de processamento de mandioca em Ivinhema
Divulgação

Visando diversificar as ações dos pequenos produtores de Três Lagoas, o Prefeito Angelo Guerreiro esteve em Ivinhema, nesta terça-feira (22), conhecendo as fecularias e produtoras de farinha de mandioca.

Acompanhado do Coordenador de Agronegócio, Célio Lopes de Barros, e do engenheiro agrônomo Manoel Latta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócios (SEMEA) de Três Lagoas, Guerreiro foi recebido na Cidade pelo prefeito Municipal de Ivinhema, Eder França Lima, o Tuta, e visitaram indústrias e lavouras.

Os produtos derivados da mandioca são ricos em carboidratos e a produção expandiu muito na região sudoeste do Estado. A região de Ivinhema tem uma área plantada superior a 15 mil hectares. Em todo o Estado, estima-se que a produção já ocupa cerca de 30 mil hectares.  Os derivados da mandioca são usados, além da farinha e polvilho, para base de tapioca, base para tinta, medicamentos, papel, têxteis, além de gerar emprego e renda.

Angelo Guerreiro foi conhecer as indústrias e promover atrativos para a instalação de uma farinheira em Três Lagoas.

O prefeito conheceu a tecnologia e processamento dos vários produtos derivados da mandioca. A produção pode beneficiar os pequenos, médios e até os grandes proprietários rurais.

Durante a visita, Guerreiro conversou com um empresário da cidade de Toledo, no Paraná que já manifestou interesse em conhecer Três Lagoas.

Nos próximos dias estará na cidade para fazer um estudo técnico e econômico, visitar os produtores, incluindo os assentamentos e conhecendo a região para futura instalação de uma indústria de fécula de mandioca.

Guerreiro esteve na Fecularia Pantanal onde conversou com o proprietário, Ancelmo Kuhnen. Junto com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente visitou a Farinheira Gloria quando o proprietário, Leandro Fiordelice  explicou sobre o funcionamento da Indústria, e foram também na Fecularia Ramos onde encontraram o empresário João Ramos.

Acompanhou os visitantes, o presidente da Associação dos Produtores de Mandioca de Ivinhema, Osvaldo Cardonha.

Guerreiro esteve também em algumas propriedades produtoras de mandioca para ver de perto o manejo e a fórmula usada no plantio e colheita.