Ministério envia tropas da Força Nacional para combate ao crime organizado em MS

Ministério envia tropas da Força Nacional para combate ao crime organizado em MS
Ministério ainda vai determinar efetivo total que será enviado ao Estado. (Foto: Antonio Cruz, Agência Brasil)

 e  está enviando tropas da  de  para reforçar o combate ao crime organizado em  nos próximos 60 dias. A portaria foi publicada na edição desta quinta-feira (31) do DOU ().

O reforço passou a contar desde ontem, quarta-feira (30) e vai até 27 de fevereiro de 2021. Não foi definido o número de militares que virão para o Estado.

A permanência da  pode ser prorrogada. Caso a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e ) não a peça, o efetivo deixa o Estado com o fim do prazo.

Jornal Midiamax procurou o titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira, para questionar os motivos da vinda das tropas federais, mas não obteve resposta até esta publicação.

Fronteira

 já atua há vários meses em Caarapó e Dourados. A presença das tropas nas duas cidades foi prorrogada, em novembro, até 15 de janeiro de 2021.

O objetivo é  acompanhar os conflitos entre indígenas e produtores rurais na região de Dourados. Já em Caarapó, tropas atuam desde 2016, após o ataque e morte do Guarani-Kaiowá e agente de saúde indígena Cloudione Rodrigues Souza, de 26 anos.

Midiamax