Prefeitura de BH nega que tenha aplicado doses vencidas da vacina Astrazeneca

Prefeitura de BH nega que tenha aplicado doses vencidas da vacina Astrazeneca
Foto Ilustrativa

A prefeitura de Belo Horizonte nega que houve aplicação de doses da vacina contra Covid-19 da Astrazeneca fora do prazo de validade, apesar de os registros no sistema do Ministério da Saúde acusarem administração dos imunizantes em datas posteriores. O caso foi divulgado pela “Folha de São Paulo” nesta sexta-feira (2) e, em todo o país, mais de 26 mil doses da vacina teriam sido injetadas fora do prazo de validade. 

Na capital mineira, conforme levantamento feito por O TEMPO com base nos dados publicados pela Folha, houve 167 doses aplicadas erroneamente. Contudo, o Executivo afirma que “o que ocorreu foi o registro da data de aplicação de forma incorreta no sistema do Plano Nacional de Imunização (PNI)”. Questionada, a prefeitura informou que o registro é feito pelo próprio município.

“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que faz um rigoroso acompanhamento dos processos de vacinação diariamente. Não há, até o momento, aplicação de imunizantes vencidos na capital. A Secretaria Municipal de Saúde informa que já contatou as pessoas que foram vacinadas com os lotes em questão, verificou os cartões de vacina, e não há nenhuma inconformidade”, ressaltou o texto. 

Os registros incorretos no sistema ocorreram em 30 pontos de vacinação na cidade, sendo que a maior parte deles foi computada no Centro de Saúde Cabana, no bairro de mesmo nome, localizado na região Oeste da cidade. Por lá, houve 73 vacinações lançadas com data posterior ao vencimento. Em seguida, há o Centro de Excelência em Saúde, no bairro São Francisco, região da Pampulha, com 48 incorreções.

A psicóloga M.C.E., de 63 anos, que preferiu ser identificada apenas com as iniciais de seu nome, conta que foi uma das pessoas que recebeu doses dos lotes vencidos. Ela recebeu duas aplicações da Astrazenca. 

A primeira foi administrada em 27 de março, com validade especificada para 14 de abril. A segunda, foi aplicada no último dia 14, com validade para o próximo 6 de setembro. À reportagem, ela alega que ficou insegura em relação à primeira vez que recebeu o imunizante. 

“Vai saber se realmente estava no prazo de validade. Agora, (depois da divulgação dos dados) a gente fica inseguro. Vacinei em um dos lotes dados como vencidos, mas ainda dentro do prazo de validade. Quase vencendo. Espero que realmente esteja correto”, conta.

Em Minas, foram registradas 2.471 aplicações de vacinas da Astrazeneca em datas fora da validade em 354 pontos de saúde espalhados pelo Estado, dispersos por 252 cidades em, praticamente, todas as regiões mineiras.

A Astrazeneca, desenvolvida em parceria com a universidade de Oxford e, no Brasil, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, é a vacina mais usada no país. Do total de imunizantes administrados, 57% foram da marca.

 

 

O Tempo