Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira faz repasse da reunião com o Governo durante o Conselho de Presidentes

 Presidente da FETEMS, Professor Jaime Teixeira faz repasse da reunião com o Governo durante o Conselho de Presidentes
Divulgação FETEMS

O Presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Professor Jaime Teixeira, durante o Conselho de Presidentes realizado hoje, dia 13 de novembro, fez o repasse da reunião de ontem, dia 12 de novembro, com o Governo do Estado.

Participaram da reunião ontem: Professor Jaime Teixeira (Presidente da FETEMS), Sueli Veiga (Vice-Presidenta da FETEMS), Deumeires Morais (Secretária de Comunicação da FETEMS), Carlos Alberto Jorge Leite (Presidente do SIMTED de Jateí), Wilds Ovando (Secretário dos Trabalhadores Administrativos da FETEMS),  Eduardo Riedel (Secretário de Governo e Gestão Estratégica), Carlos Alberto de Assis (Assessor do Governo) e Edio Antônio de Resende de Castro (Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Educação).
Processo Seletivo dos(as) Professores(as)
Conforme acordado com a FETEMS, o Governo do Estado mudou a lei que instituiu a prova para os(as) professores(as) contratados(as) e baixou a quantidade mínima de questões que os candidatos terão que acertar para entrarem na lista. Conforme o texto, disponível em Diário Oficial de hoje, dia 13 de novembro, o percentual caiu de 60% para metade da avaliação. Além disso, a norma também prevê regras específicas para garantir que as vagas disponíveis nas aldeias sejam preferencialmente ocupadas por indígenas.
O processo seletivo terá avaliação escrita e análise curricular os aprovados vão fazer parte de um banco de reservas e serão chamados segundo a necessidade do poder público. Não poderá dar aulas quem não estiver nessa lista, alerta o decreto normativo.
Poderão participar da prova quaisquer profissionais habilitados em cursos de licenciatura que preencham os requisitos constitucionais e legais, inclusive os que já são concursados e poderão trabalhar até 40 horas semanais. Para os efetivos, a soma entre as cargas horárias atuais e a extra não poderá passar de 50 horas semanais. A lista do banco de reserva vale por dois anos e também poderá ser usada em caso de substituição dos docentes que se afastarem por mais de três dias. 
Promoção dos(as) Professores(as) e Promoção e Progressão dos(as) Trabalhadores(as) Administrativos em Educação
Durante a reunião, também ficou acordado que ainda neste mês de novembro será publicado o Decreto Progressão para os(as) Trabalhadores(as) Administrativos em Educação e Promoção Funcional para os(as) Professores(as) e Trabalhadores(as) Administrativos em Educação.
Exames Médicos da posse dos(as) Trabalhadores(as) Administrativos em Educação
O Governo de comprometeu de alterar o prazo da entrega dos exames médicos na posse dos(as) Trabalhadores(as) Administrativos em Educação, pois muitos laboratórios não entregam antes de 10 dias úteis.
Plano de Cargos e Carreiras dos(as) Trabalhadores(as) Administrativos em Educação e Eleição para Diretores(as)
Na semana que vem, a FETEMS e o Governo do Estado estarão reunidos novamente para analisarem a proposta do Plano de Cargos e Carreiras dos(as) Trabalhadores(as) Administrativos em Educação e sobre a eleição para Diretores(as) o Governo garantiu que será realizada ainda este ano.