Renovação de alvarás e serviços de obras passam a ser digitais em Três Lagoas

Renovação de alvarás e serviços de obras passam a ser digitais em Três Lagoas
Processos serão feitos totalmente online. (Foto: Prefeitura de Três Lagoas)

 de , a 326 km de Campo Grande, implantou o atendimento totalmente online para a solicitação de renovação de alvarás de construção e outros seis serviços públicos de obras. Pelo “Aprova Digital”, processos que antes eram tramitados de forma física e presencial agora são realizados em formulários digitais. 

Entre os serviços públicos digitais do município estão disponíveis: 

  • Alvará de Construção
  • Habite-se/Certidão de Término de Obra
  • Alvará de Licença para Desmembramento e Remembramento
  • Certidão de Confrontação
  • Alvará de Regularização
  • Recurso de Notificação/Auto de Infração

Antes da informatização, era responsabilidade do requerente entrar em contato com a prefeitura para conseguir informações do processo, o que, em alguns casos, ficava parado no aguardo do responsável voltar a consultar o processo para fazer as correções ou retirar a documentação.

 

Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras, Gustavo Wenzel, era complexo acompanhar o andamento da tramitação através do processo físico. "A organização do processo físico era muito mais difícil, pois havia perda de documentos e de folhas dos processos. A prefeitura recebia reclamações e para tratar o processo com mais transparência e eficiência ao cidadão, decidimos mudar para o digital”, conta Wenzel. 

De acordo com um levantamento da Prefeitura, haverá também benefícios ambientais com mais de 100 quilos de papel deixando de circular por ano no departamento, considerando os processos de alvarás para construção.

Como utilizar o Aprova Digital?

De acordo com a Prefeitura de Três Lagoas, o serviço de Renovação de Alvará está na fase final de implantação e deve estar disponível para a população na primeira quinzena de setembro. 

 

As solicitações antigas que já estão em andamento serão migradas de forma gradativa para o sistema, já os novos processos serão tramitados de forma 100% digital.

Para usar a plataforma basta entrar no site, clicar na aba Acessar Cidades e escolher Três Lagoas para efetuar o cadastro gratuitamente e utilizar os serviços digitais disponíveis na cidade. Clique aqui e acesse o novo sistema.