Saúde de Três Lagoas monitora Aedes aegypti na zona rural e margens dos rios

Saúde de Três Lagoas monitora Aedes aegypti na zona rural e margens dos rios
Foto: divulgação

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Entomologia, Setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, periodicamente vem realizando o monitoramento da presença do mosquito Aedes aegypti na zona rural e nas margens dos rios, córregos e lagos.

Usando as denominadas “larvitrampas”, confeccionadas com pneus velhos e colocadas em locais estratégicos, o objetivo é o monitoramento para identificar em laboratório as larvas coletadas, como informou a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, Bióloga, Bioquímica e Sanitarista, Geórgia Medeiros de Castro Andrade.

Armadilhas são monitoradas semanalmente e larvas são levadas para exame em laboratório

“Nosso Município possui muitas áreas de lazer, aonde as pessoas vão para tomar banho, pescar e passar final de semana em ranchos ou até em acampamentos”, comentou.

Segundo observou a diretora de Saúde, “é possível que nesses locais esteja também o mosquito Aedes aegypti, vetor de várias doenças, entre elas, a Dengue, a Chikungunya e Zika Vírus”.

Em cada região, previamente escolhida, as armadilhas são instaladas no período de dois anos a uma altura de 80 centímetros do solo, com o objetivo de “detectarmos a tempo as possíveis infestações do mosquito e realizarmos ações preventivas no próprio local e também pesquisas de identificação dos insetos”, ressaltou Geórgia.

A inspeção, coleta das larvas e identificação em laboratório é semanal e feita pelo técnico do Setor de Entomologia, Veci Aparecido Azambuja.

Atualmente, a SMS possui armadilhas instaladas em áreas na saída para São Paulo, saída para Campo Grande e Ilha Comprida.