Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora abre prazo para inscrições de novas famílias em Três Lagoas

Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora abre prazo para inscrições de novas famílias em Três Lagoas
Assecom.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) abriu o prazo de inscrição para famílias três-lagoenses interessadas em participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Este Serviço visa buscar, capacitar e preparar as famílias que desejam receber e acolher temporariamente crianças e adolescentes que estão em casa de acolhimento institucional, afastadas provisoriamente do convívio familiar.

Um dos objetivos do Serviço é aproximar a criança e ou adolescente de uma convivência comunitária, afeto, atenção e cuidado, uma vez que estão separadas da família biológica, aguardando decisão judicial ou até mesmo em processo de adoção.

Esta aproximação contribui na superação da situação vivida dos acolhidos, propiciando também à família inscrita, o exercício da solidariedade, dando oportunidade à criança/adolescente acolhida de ter acesso de forma comunitária a educação, saúde, profissionalização, esporte, serviços básicos, dentre outros.

Ao acolher uma criança ou adolescente, a família receberá apoio e orientações dos profissionais (Assistente Social, Psicólogo, Advogado) referente aos acompanhados das famílias, bem como, o serviço subsidia recurso financeiro pelo tempo em que estiver participando do serviço, conforme preconiza na Lei Municipal que estabelece o Serviço em Acolhimento Familiar.

QUAIS OS REQUISITOS?

Para se tornar uma Família Acolhedora, todos os membros moradores da casa devem estar de comum acordo sobre a decisão de acolher a criança, deixando bem claro que é um processo temporário, não é adoção.

A família deve ser moradora de Três Lagoas, no mínimo (02) dois anos. É importante que a residência seja compatível com o número de moradores, tendo um quarto disponível para o uso exclusivo do serviço de acolhimento. Os membros da família não podem estar respondendo processo criminal, além de não poder fazer uso de álcool, tabaco e drogas.

COMO E QUANDO SE INSCREVER?

Interessados em se inscrever devem procurar a equipe técnica do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, localizado na Rua Zuleide Perez Tabox, 97 – Centro, munidos dos documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento, casamento ou união estável), comprovante de residência, comprovante de renda e certidões negativas de antecedentes criminais. Mais informações pelos telefones: (67) 3929-1454 ou (67) 99286-0561.