SETEMBRO VERDE – SMAS intensifica ações no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

SETEMBRO VERDE – SMAS intensifica ações no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
ASSECOM

Uma campanha ainda pouco conhecida, o “Setembro Verde” se trata de um mês dedicado a chamar a atenção sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência, reforçando questões como acessibilidade e inclusão social e, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) desenvolveu intensificou as ações alusivas à data.

O objetivo da campanha é conscientizar a população quanto à necessidade e a importância de todos nós sermos agentes de mudança para uma sociedade mais inclusiva. O Dia Nacional de luta da Pessoa com Deficiência foi oficializado no ano de 2005 pela Lei nº 11.133, porém, comemorava-se desde o ano de 1982.

A escolha do dia 21 de setembro se deu devido ao dia estar próximo à primavera, estação à qual é conhecida pelas flores e este fenômeno seria uma representação do nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Dessa forma, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integração dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

CONFIRA AS AÇÕES

STAND NA FEIRA MUNICIPAL

Na noite desta quarta-feira (20), a equipe da Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social de Média Complexidade, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), esteve na feira municipal de Três Lagoas, onde realizaram panfletagem e alertaram as pessoas a respeito do “Setembro Verde” e a importância da celebração desta campanha na busca por uma sociedade mais igualitária.

Na oportunidade centenas de pessoas foram abordadas e instruídas a respeito da campanha.

PALESTRA E PLANTIO DE ÁRVORE

Na manhã desta quinta-feira (21 de setembro) a equipe do CREAS realizou uma palestra com os alunos do 7º ano da Escola Municipal Parque São Carlos e através de dinâmicas e atividades lúdicas, cerca de 70 crianças receberam orientações sobre a inclusão das pessoas com deficiência, o respeito ao próximo e a importância de integrar as pessoas na sociedade.

Durante a atividade também foi trabalhada a importância de não cometer bullying com os colegas e, para finalizar as atividades, os alunos juntamente com a diretora, coordenador e a equipe do CREAS, realizaram o plantio de um Ipê para representar a atividade realizada.

APRESENTAÇÃO BANDA MUSICAL CRISTO REDENTOR NA APAE

Na manhã desta quinta-feira (21 de setembro) o Departamento de Proteção Social de Básica da Secretaria Municipal de Assistencia Social promoveram uma apresentação da Banda Musical Cristo Redentor para os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que receberam os musicistas e curtiram momentos de alegria e descontração.