SMAS desenvolve palestras e atividades em alusão à “Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência” em Três Lagoas

SMAS desenvolve palestras e atividades em alusão à “Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência” em Três Lagoas
Foto: Assecom

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Departamento de Proteção Social Básica, está promovendo a Campanha “Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência”.

Com intuito de conscientizar o público-alvo sobre os riscos e problemas que uma gravidez causa na fase da adolescência, estão sendo realizadas palestras para os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Banda Cristo Redentor.

Nos CRAS, as equipes estão acolhendo e orientando os usuários sobre a Campanha, além de disponibilizar preservativos na recepção.

Já na Banda, as palestras contam com o apoio de psicólogos e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com temas sobre infecções sexualmente transmissíveis e AIDS, consequências de uma gravidez precoce e os seus impactos.

Para a secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, essas ações “objetivam quebrar esse ciclo de gravidez precoce, em que há casos dentro da própria família, muitas vezes, a mãe, a avó e assim por diante. Estamos levando orientações e tirando as dúvidas que surgem na adolescência, discutindo o tema entre meninos e meninas, quebrando o preconceito em relação ao tema”, concluiu.

A programação encerra nesta sexta-feira (25). Conforme levantamento da SMS, entre junho de 2020 a fevereiro de 2021, 47 adolescentes grávidas foram atendidas nas unidades de Saúde do Município, dessas, 23 assistidas pelos CRAS.