Tereza Cristina diz que vai deixar Ministério da Agricultura para disputar eleições em 2022

Tereza Cristina diz que vai deixar Ministério da Agricultura para disputar eleições em 2022
Ministra da Agricultura Tereza Cristina - Carlos Silva/Mapa

A ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) confirmou, hoje (20), que vai deixar o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) para disputar as eleições de 2022. A declaração foi feita em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

A campo-grandense afirmou que deve tentar a reeleição à Câmara dos Deputados, da qual ela se licenciou para assumir o ministério em janeiro de 2019. Um outro plano seria disputar uma vaga no Senado.

“O ano que vem eu devo sair em 30 de abril, que é a data, se eu estiver aqui até lá, para disputar, sim, no meu Estado. Ou deputada federal, ou, enfim, senadora, que estou discutindo com meu partido no Mato Grosso do Sul. Aí já é uma política do meu Estado”, afirmou a democrata.

Tereza Cristina tem avaliação positiva à frente do Ministério da Agricultura e é vista como um dos poucos quadros técnicos no comando de uma pasta federal da gestão Bolsonaro. A ministra tem boa relação com a China, principal parceira comercial do Brasil, e teve atuação de destaque ao contornar crises diplomáticas provocadas por alas ideológicas do governo.

Apesar da postura mais independente, a democrata tem boa relação com Jair Bolsonaro e costuma ser elogiada pelo presidente. Seu nome chegou a ser ventilado como uma possível candidata à presidência da Câmara este ano, com o endosso do Planalto.

A projeção alcançada como ministra deve impulsionar a eventual candidatura à reeleição como deputada. Já uma corrida pelo Senado promete ser mais dura, uma vez que somente uma das três vagas na Casa estará em disputa: a de Simone Tebet (MDB-MS).

 

 

Midiamax