Vacinação contra a Gripe termina e atinge mais de 105?cobertura em Três Lagoas

Vacinação contra a Gripe termina e atinge mais de 105?cobertura em Três Lagoas

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização, informa à população que está encerrando, nesta sexta-feira (31), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza A/2019, lançada pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, no dia 10 de abril.

Do total estimado de pessoas, elencadas nos grupos prioritários de risco e seguindo os critérios do Ministério da Saúde, a população estimada que deveria ser vacinada contra a Gripe Influenza A, em Três Lagoas, seria de 30.472 pessoas.

E, conforme relatório parcial da Campanha, divulgado pelo Data SUS, até agora (31), já apurado pela Coordenação do Setor de Imunização, 32.249 pessoas haviam sido vacinadas contra a Gripe Influenza A, em Três Lagoas, o que corresponde a uma cobertura inédita vacinal de 105,83%.

O relatório parcial da Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza A indica também que, entre os quatro principais grupos de risco, os índices de cobertura foram os seguintes: pessoas idosas, acima de 60 anos, 103,27% do total estimado de 10.406 pessoas; do total de crianças de seis meses a seis anos incompletos (9.020), foram vacinadas 91,64%; entre as puérperas (234), mulheres que deram à luz recentemente, 82,05% delas foram imunizadas contra a Gripe; e do total estimado de gestantes (1.427), somente 67,62% delas receberam a vacina.

Para consultar mais detalhes a respeito dos grupos prioritários e demais grupos, CLIQUE AQUI. 

SOBRAS DA VACINA

Em Três Lagoas, ao contrário da maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul e de outros Estados do Brasil, não existe excedentes de sobras de doses da Vacina, que é distribuída pelo Ministério da Saúde, via Governo do Estado, ao Setor de Imunização da SMS.

Como informou a equipe do Setor de Imunização, coordenado pela enfermeira Humberta Azambuja, na maioria das Unidades de Saúde de Três Lagoas, incluindo a sala de Vacinas do Centro de Especialidades Médicas – CEM, o estoque das doses da Vacina contra a Gripe era apenas suficiente para atender à demanda de atendimento das pessoas dos grupos prioritários de Gestantes, Puérperas, Crianças e Idosos. Desse modo, não haverá vacinas para serem disponibilizadas para o público em geral ao final da campanha.