Vereador Negu Breno homenageia Prof.ª Nilce de Souza Lima com moção de pesar

 Vereador Negu Breno homenageia Prof.ª Nilce de Souza Lima com moção de pesar
Foto arquivo da familia

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas em pé, área interna e texto que diz "2017 2019 ERCEIRA"A irmã da Profª Nilce (Neli)  e o filho Celso, acompanharam a sessão e agradeceram o nobre vereador

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna

O vereador Negu Breno na sessão do dia 24 de maio de 2022, sensível com o falecimento da amiga e colega de profissão, Professora Nilce de Souza Lima, que faleceu aos 62 anos, no dia 22 de maio do corrente ano, prestou uma honrosa homenagem na Tribuna da Câmara. Na oportunidade Breno falou sobre a dedicação da Professora em prol uma educação de qualidade, além do ativismo político sindical.  A Profª Nilce foi Secretária da diretoria do Sented onde suas contribuições vislumbraram em muitas vitórias em prol a valorização dos profissionais da educação. Nilce de Souza Lima formada em Educação Física, pela ESEFA – Escola de Educação Física e Técnica Desportiva de Andradina-SP, no ano de 1987.

Pode ser uma imagem de 8 pessoas e pessoas em péProfessora Nilce no dia da formatura com colegas de sala de aula em  dezembro 1987

Vale ressaltar que a Professora Nilce deixou sua marca de dedicação e cumplicidade com a formação da juventude através do esporte e lazer, nas Escolas, Presidente Médici, Joaquim Marques de Souza e Maria Eulália Vieira, sempre focada no método do construtivismo.  No período de 1998 a 2000, idealizou e coordenou o mega projeto intitulado de “ESCOLA ABERTA”, o que lhe rendeu uma premiação a nível nacional, vindo por colocar a cidade de Três Lagoas em evidência. Com sua vontade de ver uma cidade melhor para todos e uma educação de qualidade, se colocou à disposição para contribuir com a criação do Conselho Municipal de Educação, Conselho este que se encontra atuante, além de integrar por mais de 10 anos a CME - Comissão Municipal de Esportes, exercendo o cargo de Secretária Executiva. Ela, ainda contribuiu com o Conselho do Fundeb – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação básica e o CAE – Conselho de Alimentação Escolar.

Imperioso destacar que a homenagem do Vereador Negu Breno Cesar, se justifica pela dedicação e contribuição da Professora Nilce de Souza Lima, valendo frisar que em 1995, na administração do Prefeito José Pedro Batiston, tempo em que a educação do Município de Três Lagoas, sofreu com os más políticos e a irresponsabilidade de uma gestão pífia   que levou  o SINTED SOB PRESIDENCIA DO PROFESSOR ELSON LOT RIGO, desencadear um movimento grevista “FORA BATISTON”, em virtude dos salários dos servidores que se encontravam atrasados por quatro meses, E SEM  PREVISÃO de serem quitados.  Diante do movimento quatro professores no dia 09/12/1995, entraram em GREVE DE FOME; PROFESSORA NILCE DE SOUZA LIMA (Educação Física), Professora Marlene Bezerra, a Marleninha (Educação Física), Prof. Hagem (Educação ´Física) e a Professora de Sociologia da Rede Estadual Cristina Garcia, única Professora da Rede Estadual QUE abraçou a causa. Na oportunidade o então vereador e médico Dr. Antônio João Campos de Carvalho, se incumbiu do acompanhamento dos grevistas de fome, proporcionando o liquido, já que nenhum dos quatros elencados aceitavam outro tipo de alimento, o que resultar em uma grande pressão política, que culminou no dia 12/12/1995 (quatro dias), com a renúncia do gestor. após demitir 19  servidores da educação, que foram reitiegrados aos seus respectivos cargos em ato contínuo, por determinação judicial. A Prof.ª Nilce de Souza Lima, também contribuiu com a queda do Prefeito Batiston em 1995. Em seu lugar assumiu o Dr. Darcy da Costa Filho, conceituado médico pediatra.

Pode ser uma imagem de texto que diz "Prefeito IERCA-FEIRA-12DE132 renuncia por não suportar pressão política Em Três Lagoas, clima estava insustentável para José Batiston Elechegun"

Jornais da época deram destaque a renúncia do Prefeito Batiston

 

DA REDAÇÃO.