Após dois dias, capivara Filó é devolvida a Tiktoker em decisão da Justiça

Após dois dias, capivara Filó é devolvida a Tiktoker em decisão da Justiça

Justiça concedeu guarda provisória da capivara a Agenor

A justiça concedeu guarda provisória da capivara Filó ao tiktoker Agenor Tupinambá, neste domingo (30), depois que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) mandou o jovem entregar o animal ao órgão. Nesse tempo, ele tentava recorrer da decisão com a ajuda da deputada federal Joana D’Arc.

O jovem chegou a ser multado por suspeita de abuso, maus tratos e exploração animal, em R$ 17 mil. O influenciador nega os maus tratos e ele, junto ao Ibama, fizeram um acordo para a entrega do animal, que foi levado para a sede do Ibama em Manaus.

O juiz Márcio André Lopes Cavalcante foi quem decidiu a tutela provisória de urgência da capivara a Agenor. A decisão ainda complementa que o influencer “vive em perfeita e respeitosa simbiose com a floresta e com os animais ali existentes”. “Não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas no Brasil”.

No sábado (29), Agenor e a deputada estadual do Amazonas Joana Darc (União Brasil) foram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Manaus, para visitar Filó. A deputada conseguiu filmar o local onde a capivara está abrigada e disparou revoltada:

“É aqui que ela fica, nessa cela. Agora me digam se é melhor que o habitat dela. Me digam se isso é melhor do que onde ela estava? Por isso que eles não deixaram a gente vir na gaiola. Tudo sujo”, criticou a parlamentar.

De acordo com Joana Darc, os advogados que defendem o tiktoker Agenor Tupinambá entraram com uma ação para fazer o Ibama devolver a capivara ao influenciador.

Midiamax