Após restaurar Consulado Português, Prefeitura de Três Lagoas pede mais de meio milhão de volta

Após restaurar Consulado Português, Prefeitura de Três Lagoas pede mais de meio milhão de volta
FOTO: MPMS

Após restaurar o Consulado Português, tombado em 2003 como Patrimônio Histórico de Três Lagoas, a Prefeitura Municipal pediu ressarcimento do valor gasto na obra. Apesar de ter sido reformado pela gestão do município, distante a 326 km de Campo Grande, o prédio continua sendo de propriedade privada.

Então, na última segunda-feira (14), foi publicada uma nota de esclarecimento nas redes sociais da Prefeitura de Três Lagoas. Na nota, a gestão ressalta que “tombamento não significa transferência de propriedade, ou seja, o proprietário pode dispor do bem a qualquer tempo”.

Assim, foi solicitado por meio de notificação extrajudicial que o proprietário faça o ressarcimento do gasto da obra. De acordo com o 1º Termo Aditivo do Contrato para a restauração, foram desembolsados R$ 669.168,51 no total.

Ao Jornal Midiamax, a assessoria da Prefeitura informou que ainda não existe um processo judicial para o ressarcimento. “Fora essa notificação ainda não tem nenhuma demanda judicial, mas na medida em que anunciaram a venda, providências serão tomadas”.

Restauração obrigatória

Tombado por meio de decreto em 2003, o prédio ficou sem reforma por mais de 12 anos. Então, em 2015 a Prefeitura de Três Lagoas foi obrigada a apresentar um plano de restauração para o local.

A ação Civil Pública foi proposta pelo promotor de Justiça Antonio Carlos Garcia de Oliveira. E a decisão tomada pela juíza Aline Beatriz de Oliveira Lacerda, da Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos da comarca do município.

Assim, a juíza destacou que apesar de privado, o imóvel tombado é de responsabilidade do município. Pois, é dever da gestão municipal proteger os bens de patrimônio cultural brasileiro.

Após anos paradas, as obras foram retomadas em 2019. Então, em 02 de julho de 2020 a restauração do prédio foi finalizada.

Casarão dos fundadores

O prédio do Consulado Português foi tombado devido à história que o cerca. De acordo com a Prefeitura, a casa foi construída em 1914.

Mas somente em 1924, se tornou o Consulado Português. Pois, foi quando Teotônio Mendes se instalou no local e foi nomeado vice-cônsul de .

A família tradicional portuguesa foi responsável pela fundação de Três Lagoas. Por fim, as características da arquitetura portuguesa foram inseridas na construção em 1928

 

Com informações do Midiamax