Bolsonaro recebe o presidente de Guiné-Bissau em Brasília

Bolsonaro recebe o presidente de Guiné-Bissau em Brasília
Foto: Agencia Brasil

​​​​​O presidente Jair Bolsonaro recebeu, na manhã desta terça-feira (24), o chefe de estado de Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, no Palácio do Planalto.

No encontro, Embaló afirmou que pretende ampliar os laços e diversificar a cooperação com o Brasil para intensificar as relações econômica e empresarial entre os dois países.

“O Brasil tem tudo que a Guiné-Bissau mais precisa nesse momento, por exemplo, para modernizar a agricultura, a área da saúde e etc. Tem tecnologias muito importantes que são capazes de apoiar a formação da Guiné-Bissau para podermos desenvolver nosso país”, afirmou Embaló, que também sugeriu a criação de comissões mistas em várias áreas.

Bolsonaro considera Guiné-Bissau uma porta de entrada para o comércio na região da África Ocidental. O intercâmbio comercial bilateral, composto, majoritariamente, de bens exportados pelo Brasil, foi de cerca de US$ 4 milhões em 2020. Embaló veio ao País em um avião da Força Aérea Brasileira cedido pelo governo brasileiro.

Após a reunião, houve um almoço em homenagem à Umaro Sissoco Embaló no Ministério das Relações Exteriores. Embaló é um admirador declarado do presidente Bolsonaro, inclusive recebe críticas em seu país por indicar militares à cargos importantes em seu governo.